Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 20 de maio de 2014

Controlar medo de avião

 Controlar medo de avião
O medo de voar não é exclusividade de quem nunca viajou de avião, especialistas afirmam que essa fobia afeta de forma indiscriminada passageiros novatos e veteranos. Pois é, esse pânico que na maioria das vezes surge de forma inexplicável, pode se manifestar de diversas formas, em algumas pessoas as mãos suam e ficam geladas antes mesmo de o avião começar a se mover no pátio do aeroporto, outras sofrem de palpitações, tonturas e náuseas. Daí surgem milhares de superstições: viajar apenas na primeira fileira para sair mais rápido em caso de pouso forçado, levar santinhos, benzer-se antes, durante e após o vôo ou ainda só embarcar com o pé direito.

Nestes casos, nem adianta explicar que apenas um entre milhões de vôos acabará em desastre e que as estatísticas apontam maior probabilidade de acidente em viagens de carro ou de ônibus. Segundo a explicação de psicanalistas, a origem do medo de avião está no próprio subconsciente humano, que automaticamente nos passa certa insegurança quando não estamos com os pés sobre a superfície terrestre.

Uma forma de driblar o medo é conhecer o funcionamento da aeronave, saber que se algum equipamento falhar, nos aviões modernos há dois ou três sistemas de reserva para corrigir o problema, que os motores podem diminuir e aumentar, e que o avião muda de velocidade e altitude várias vezes, tudo isso faz parte do seu funcionamento normal.
Outra dica importante é não sentar-se à janela, evite ver a ponta da asa chacoalhar e prefira ficar sentado na poltrona do corredor, pois aí você terá mais mobilidade, poderá esticar as pernas, balançar os pés e levantar-se sem ter que incomodar os outros passageiros. Se a pessoa do seu lado parecer receptiva, converse com ela e se distraia com assuntos diversos, para quem tem medo não há nada melhor do que a solidariedade a bordo.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: