Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 17 de junho de 2014

App testa conhecimentos de torcedores sobre a Copa

Recém-chegado ao Brasil, QuizUp tem mais de 20 milhões de usuários no mundo
Renata Honorato
Cerezo, Falcão e Zico comemorando gol no jogo entre Brasil 2 x 3 Itália, na Copa do Mundo de 1982, no Estádio Sarriá
Cerezo, Falcão e Zico comemorando gol
 no jogo entre Brasil 2 x 3 Itália, na Copa do 
Mundode 1982, no Estádio Sarriá (J.B. Scalco)
Qual técnico proibiu seus jogadores de fazer sexo durante a Copa do Mundo? Antes de sofrer uma goleada da Holanda, qual foi a última seleção a fazer cinco gols na Espanha? Essas são algumas das perguntas que os brasileiros vão encontrar no aplicativo QuizUp, desenvolvido na Islândia e recém-lançado no país. O programa, disponível para Android e iOS (Apple), possui 20 milhões de usuários e permite a disputa direta entre pessoas do Brasil e de outras partes do planeta.
O quiz não traz apenas perguntas sobre a Copa do Mundo. Navega também por conhecimentos gerais, entretenimento, história, gastronomia e estilo de vida. No Brasil, o aplicativo tem uma base de 50.000 perguntas traduzidas para o português. Ao todo, o programa oferece um catálogo de 250.000 questões distribuídas em 450 tópicos — de cervejas a The Big Bang Theory.
O QuizUp foi desenvolvido pelo islandês Thor Fridriksson, que abandonou a vida de jornalista em Reykjavík para montar a Plain Vanilla Games. Mas foi em São Francisco, nos Estados Unidos, que ele conseguiu investimento para criar uma plataforma global de perguntas e respostas. Nada mal para um repórter, cuja principal função é fazer perguntas.
"As pessoas se envolvem com os programas de perguntas e respostas na TV. Elas torcem e participam. A mecânica faz sucesso em diferentes partes do mundo. Por isso, decidimos criar um app que pudesse oferecer tudo isso nos smartphones e tablets", disse Fridriksson durante passagem pelo Brasil. "Criamos uma plataforma global que coloca em uma mesma disputa duas pessoas de diferentes países respondendo às mesmas perguntas, cada uma em seu idioma."
Na prática, o QuizUp funciona da seguinte maneira: o usuário escolhe o tema (cinema, por exemplo), um subtema (Harry Potter) e, em seguida, dá início à partida. O sistema escolhe um usuário de qualquer parte do mundo e então a disputa começa. Depois de responder às questões, o app faz a contagem dos pontos e declara o vencedor. Além de oferecer as estatísticas do jogo, o app disponibiliza também ferramentas de revanche e chat.
Para Fridriksson, o mais importante é o caráter global da plataforma, que coloca em contato usuários de vários países. "O aplicativo já está disponível em alemão, espanhol, francês e português", diz. Curiosamente, não há versão para o islandês. "Poucas pessoas no mundo dominam essa língua", diz o ex-jornalista.    
No início, a equipe da Plain Vanilla Games fazia uma curadoria de todas as perguntas e respostas enviadas pelos colaboradores do todo o mundo. Hoje, um time de administradores auxilia para que as questões estejam corretas. "A tradução é feita por prestadores contratados para esse trabalho. A comunidade, por outro lado, nos ajuda para que as respostas estejam certas. É como na Wikipédia. Se alguém encontra um erro, relata o problema.

 

Três apps que levam o quiz para iOS e Android
1- Perguntados (Trivia Crack)

  Funciona de maneira similar ao SongPop. O usuário responde a uma bateria de perguntas sobre um tema e desafia um amigo do Facebook a encarar as mesmas questões. A disputa não acontece em tempo real e, sim, em turnos — um usuário de cada vez. Existe ainda um modo no qual o usuário escolhe um oponente de forma aleatória.
A falha do app são suas limitações. É preciso esperar 60 minutos para jogar depois de perder todas as "vidas" ou pedir ajuda aos amigos do Facebook. Se ninguém colaborar, a saída é comprar uma recarga no valor de 1 dólar.
O Perguntados também oferece um pacote especial de Copa do Mundo. O usuário pode escolher ainda entre outros seis temas livres: arte, ciência, esporte, entretenimento, geografia e história.
Plataformas: iOS e Android
Preço: Gratuito (com publicidade) e pago (2,99 dólares) 

 

2-Show do Milhão 2014

O aplicativo simula o programa de televisão apresentado por Sílvio Santos no SBT entre 1999 e 2009. Ele aborda os temas de ciências, inglês, espanhol, matemática, geografia, português, história e variedades. O "convidado" responde às perguntas e pode ainda contar com a ajuda de cartas, placas ou convidados para escolher a alternativa correta.
Ao longo de toda a partida, o usuário pode também pular até três vezes as questões. O mais engraçado do app é escutar Sílvio Santos repertindo seu famoso bordão: "Tem certeza?" Ao se conectar à conta do Google Plus, o jogador tem acesso a um ranking de amigos e outro com todos os usuários. 
Plataformas: Android  
Preço: Gratuito (com publicidade) 

 

3- Song Pop

Lançado em 2012, Song Pop ainda é popular entre os fãs do formato quiz. O aplicativo repete a pergunta de um jogo que é mais antigo do que as redes sociais, os smartphones e a internet: qual é a música? Ganha quem adivinhar mais rápido.
O Song Pop explodiu assim que foi lançado, mas logo perdeu espaço para a enxurrada de aplicativos que todos os dias inundam a App Store, da Apple, e a Play, do Google. Hoje, ele aparece tímido entre as opções segmentadas para música. 
Plataformas: iOS e Android
Preço: Gratuito (com publicidade) e pago (1,99 dólares)

Veja

Um comentário: