Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 30 de setembro de 2014

As cinco principais dúvidas sobre o fim do Orkut

Descubra como fazer download do perfil, migrar para o Google+ e deixar os games da rede social sem perder os créditos
Orkut chega ao fim
Página do Orkut em 2009. Para muitos brasileiros, foi a primeira porta de entrada para a internet (Reprodução/VEJA)
O Google anunciou nesta segunda-feira que vai desativar o Orkut no final de setembro. Os usuários da rede social, que entrou em declínio após a chegada do Facebook, foram pegos de surpresa, mesmo aqueles que abandonaram seus perfis há anos. Com tantas lembranças publicadas no serviço, como mensagens, depoimentos de amigos, fotos e interações com outros usuários em comunidades, muita gente está com receio do destino que todo este conteúdo terá após o fim da rede social.
O Google já informou que os usuários poderão fazer download de todas as suas informações do Orkut até setembro de 2016. Contudo, ainda há muitas dúvidas sobre o que vai acontecer com as comunidades, aplicativos e jogos baseados na plataforma. Confira, na lista abaixo, as respostas às principais questões sobre o fim da rede social:

O que vai acontecer com as comunidades?

Após 30 de setembro, data do fim do Orkut, os usuários não poderão mais acessar seus perfis e, portanto, também estarão impedidos de interagir com outras pessoas por meio das comunidades. No entanto, elas continuarão visíveis na web e formarão uma espécie de “museu on-line” do Orkut, que ainda não tem endereço definido. Os visitantes poderão navegar nas mensagens de todos os usuários do Orkut: se não quiser que leiam suas mensagens, é possível excluir o Orkut de sua conta no Google.

Posso guardar minhas lembranças da rede social?

Os usuários do Orkut ou aqueles que gostam de relembrar as informações que estavam no perfil da rede social terão a possibilidade de baixar uma cópia de suas informações. É possível fazer download de um arquivo com os scraps, depoimentos, fotos e mensagens publicadas nas comunidades com a ajuda da ferramenta Google Takeout. Os dados estarão disponíveis para download até setembro de 2016, caso o usuário não exclua seu perfil no Orkut até o fim da rede social.

Como migrar meu perfil para o Google+?

Os usuários que desejaram migrar o perfil para o Google+, rede social do Google, poderão levar consigo o arquivo de fotos publicadas no Orkut. Para isso, é preciso acessar uma página de exportação de álbuns de fotos na rede social: as pessoas podem levar consigo todos os álbuns ou apenas aqueles que desejam. As fotos exportadas ficam privadas e disponíveis apenas para o próprio usuário. Para mudar a privacidade das imagens, é preciso acessá-las por meio do Google+.



O que acontecerá com os aplicativos e games?

Segundo o Google, os aplicativos móveis de acesso ao Orkut ficarão indisponíveis na iTunes Store e no Google Play a partir de 30 de junho de 2014, data de fechamento da rede social. No caso dos jogos que utilizam a plataforma do Orkut, os usuários só poderão acessá-los até 30 de setembro. Depois desta data, quem tiver créditos para usar terá que entrar em contato diretamente com o desenvolvedor para verificar se eles continuarão válidos em versões do game para outras redes sociais, como Facebook e Google+.


Como excluir minha conta?

Se antes mesmo do fim do Orkut você estiver interessado em excluir o seu perfil na rede social, é preciso acessar a página da sua conta do Google e clicar sobre “Ferramentas de dados”. Em “Gerenciamento de conta”, clique em “Excluir produtos. O Google exibirá as opções disponíveis. Para apagar seu perfil do Orkut, selecione “Remover orkut permanentemente”. Vale lembrar que, após excluir o perfil, todas as informações associadas a ele, como scraps, fotos e mensagens em comunidades serão apagadas e o usuário não poderá recuperá-las por meio do Google Takeout.
  

Veja

Nenhum comentário: