Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 12 de outubro de 2014

A importância do exercício físico

Como todos sabem ou deveriam saber, a obesidade é o  mal do século. E isso está relacionado à falta de alimentação adequada e o  sedentarismo. Daí se vê a importância do exercício físico para uma vida saudável. O mundo está passando por uma realidade assustadora que é a obesidade, mas não é só ela que causa desconfortos e complicações de saúde aos indivíduos. Várias outras doenças como a osteoporose, diabetes, pressão arterial elevada (hipertensão), doenças cardio-respiratórias, entre outras, podem ser prevenidas e/ou tratadas pelo simples fato da inclusão de exercícios físicos regularmente no dia-a-dia do cidadão.
A importância do exercício físico associado à saúde:
  • Redução no risco de problemas cardio-respiratórios;
  • Prevenção e tratamento da osteoporose;
  • Redução da pressão arterial;
  • Aumento da sensibilidade à insulina pelo organismo, além de estimular a sua produção;
  • Reduz o nível de estresse e ansiedade, através da produção de endorfinas (responsáveis pelo prazer que sentimos ao praticar um exercício físico e serve também como analgésicos naturais do nosso corpo)  por nossos neurônos;
  • Fortalece as articulações e os músculos;
  • Reduz o “mau” (LDL) e aumenta o “bom” colesterol (HDL);
  • Auxilia na perda de peso ( o exercício físico é o maior aliado na redução do peso corporal, junto a uma alimentação saudável).
Além destes citados acima, os exercícios físicos oferecem uma infinidade de benefícios à sua saúde. Porém há também os riscos da prática mal executada e até contra-indicada como: as variadas lesões musculares, articulares e ósseas e até mesmo complicações sérias e/ou agravo de doenças.
Por exemplo: Uma pessoa com caso de osteoporose em um nível leve deseja fazer algum exercício físico, mas não sabe qual é o mais indicado e mesmo assim escolhe fazer hidroginática. Esta escolha é errada, pois no nível de osteoporose em que se encontra o indivíduo, ele precisaria de um pouco de impacto para estimular os osteoblastos (células responsáveis pela regeneração óssea) e, na hidroginástica não ocorre o esperado impacto, porém numa osteoporose severa, a prática deste exercício físico é recomendado.
ATENÇÃO! Antes da prática de qualquer exercício físico ou mesmo atividade física, o indivíduo precisa passar por uma avaliação médica, seguida também de uma avaliação física, para que sejam diagnosticadas possíveis indicações e/ou contra-indicações para determinados problemas de saúde.
A importância do exercício físico é também de grande valia no desenvolvimento motor e psicológico da criança. Pois a prática de atividade física auxilia na agilidade, no deslocamento, na percepção, no equilíbrio e nos movimentos corporais em geral, além de desenvolver na criança o sentido do convívio social, ou seja, o melhor relacionamento com ambiente familiar, escolar e em qualquer outra circunstância que a criança se deparar.
O futuro da saúde está na educação física, seguida da nutrição.

Por Márcio Costa
Exercício físico.net

Nenhum comentário: