Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Dores de cabeça e a alimentação

  
Imagem: Google
Muitas vezes as dores de cabeça estão associadas aos hábitos alimentares. Os alimentos podem contribuir tanto para amenizar as dores de cabeça como também contribuem para o surgimento dela. As dores de cabeça quando permanecem constantes devem ser consultadas por um médico, mas adquirir alguns hábitos alimentares são essenciais para a manutenção da saúde. Vale ressaltar que a alimentação pode influenciar nas dores de cabeça de indivíduos de qualquer faixa etária.
1. Procure realizar as refeições nos horários corretos, evitando passar muito tempo sem alimentar-se.
2. A tiramina que é um aminoácido presente em diversos alimentos pode ocasionar dores de cabeça. Amendoim, vinho tinto, queijos curados, alimentos que possuem conservantes e carnes processadas são alguns alimentos que contém este aminoácido.
3. Produtos derivados do leite como queijos, leites, requeijão, iogurte entre outros, assim como chocolates, frutas ácidas e ovos podem ocasionar dores de cabeça em indivíduos sensíveis a esses alimentos.
4. Os alimentos processados, as conservas, alimentos fermentados que possuem o aditivo glutamato monossódico também podem provocar enxaquecas. Comidas chinesas e alguns molhos também podem conter este aditivo.
5. A hidratação é super importante no combate as dores de cabeça. Fazer a reposição de líquidos que foram perdidos combatem as enxaquecas por desidratação.
6. Algumas pessoas também sentem enxaquecas ao ingerir frituras, refrigerantes e alimentos com sal em excesso. Lembrando que estes alimentos devem ser evitados em qualquer situação.
É claro que além de uma alimentação saudável existem outros fatores que desencadeiam as dores de cabeça. Não existe uma dieta a ser seguida para evitar essas dores, ao perceber os alimentos que possam provocá-las recomenda-se que eles não sejam mais utilizados. O uso de anticoncepcionias, o estresse, o alcoolismo, o tabagismo e reações alérgicas podem ocasionar dores de cabeça.

Nutrição em foco 

Nenhum comentário: