Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alimentos que baixam o colesterol

Saúde

Da redação: Alô você que assim como eu tem o colesterol ruim alto. Se liga nas dicas abaixo para combater esse problema que apesar de muitas pessoas não darem muita importância, pode causar doenças gravíssimas ao indivíduo. Bom proveito.

Apesar de ser de fundamental importância para o bom funcionamento do organismo, um tipo colesterol quando encontrado em concentrações elevadas pode levar a formação de placas de gordura e consequentemente, inúmerasdoenças cardiovasculares. Pois é, o LDL, conhecido como o “colesterol ruim” é uma lipoproteína responsável por carregar o verdadeiro colesterol, que garante a produção de vários hormônios, a síntese da vitamina D e o pleno funcionamento das membranas celulares, pelas artérias.


O problema surge a partir de um desequilíbrio durante esse transporte, geralmente causado pelo excesso de alimentos gordurosos e que faz com que a LDL apareça soberana na corrente sanguínea em relação ao HDL. Neste sentido, a principal recomendação para reduzir o colesterol no sangue é fazer uma mudança radical no cardápio. No entanto, pesquisas têm mostrado que alguns alimentos em especial como as fibras solúveis, oleaginosas, produtos à base de soja e alimentos enriquecidos com fitoesterois, são tão ou mais eficientes que uma dieta completamente magra e restrita.
As fibras solúveis encontradas nas frutas, verduras, legumes e cereais como aveia, formam uma espécie de gel no intestino fazendo com que o colesterol fique aderido ao mesmo e seja eliminado nas fezes. Duas porções diárias de aveia em flocos e uma de farelo é o ideal para aproveitar os efeitos benéficos do alimento. Já os fitoesteróis encontrados nas plantas utiliza outras vias para proporcionar o mesmo resultado, eliminar o colesterol do sangue. A porção diária desse aliado pode ser consumido com a adição dos seguintes ingredientes à sua alimentação: 8 colheres de sopa de leite em pó, 2 colheres de sopa de margarina e 200 g de iogurte.
Os alimentos a base de soja possuem uma proteína que dificulta a absorção do colesterol. Com apenas 5 copos de leite de soja e 1 concha de grãos cozidos por dia, você já será beneficiado com esta propriedade. As oleaginosasrepresentadas pelas nozes, amêndoas, avelãs e castanhas, possuem o mineral selênio em sua composição, dificultando assim a oxidação do colesterol LDL. Para consumir a porção diária ideal de oleaginosas, é recomendada a ingestão de 10 nozes, 10 avelãs e 10 castanhas de caju.
Google.com
Resumo da semana

Nenhum comentário: