Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

‘Caminhada Pare a Dor’ chega a Natal

Saúde

Ação, que acontece no Bosque dos Namorados no Parque das Dunas, possibilita a troca de experiências e formas de tratamento da dor crônica

No domingo, dia 20 de novembro, acontece, no Bosque dos Namorados - Parque das Dunas, em Natal (RN), a Caminhada Pare a Dor, ação da campanha “A Dor para a vida das pessoas. Pare a dor”, promovida pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED).

O evento, gratuito, será aberto ao público em geral. Para participar, basta chegar ao local, na entrada principal do parque, cerca de dez minutos antes e se juntar aos participantes.
A Caminhada Pare a Dor teve início em parques públicos de São Paulo, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para as formas de se lidar com a dor e os tratamentos corretos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 30% da população mundial sofrem com dor crônica. No Brasil, esse número chega a quase 60 milhões de pessoas.


A Caminhada tem aproximadamente quatro quilômetros e é seguida de alongamento e acompanhada por um personal trainer e uma fisioterapeuta. A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor promove, todas as semanas, caminhadas abertas ao público em parques da capital paulista.

A coordenadora do projeto, Dra. Fabíola Peixoto Minson (diretora da SBED e membro do Grupo de Dor e Cuidados Paliativos do HIAE, do Hospital Israelita Albert Einstein/SP), explica que ‘o tratamento da dor crônica é feito de maneira multidisciplinar e, além dos médicos, pode envolver fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e até nutricionistas, dependendo do caso. Anestésicos, relaxantes musculares, massagens, exercícios aeróbicos e alongamento estão entre os recursos utilizados para aliviar o desconforto dos pacientes’.

Em Natal, para falar mais sobre Dor Crônica, disponibilizamos o médico Dr. Levi Higino Jales Junior, especialista no assunto para entrevista.

O que é a dor
Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), a dor se caracteriza como experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano real ou potencial dos tecidos, ou descrita em termos de tal dano. A dor sempre é subjetiva e cada indivíduo aprende a utilizar este termo por meio de suas experiências.

A dor é um sintoma e uma das causas mais frequentes da procura por auxílio médico. Para conhecer o impacto da dor no estado do paciente, criaram-se formas de mensurá-la, com medidas das mais simples às mais complexas. As mais simples consistem em fazer a avaliação por meio de uma escala numérica de 0 a 10 o grau da dor.

Serviço:
Caminhada Pare a Dor
Data: 20 de novembro de 2011, domingo, às 7h00
Local: Entrada principal do Bosque dos Namorados - Parque das Dunas - Av. Alm Alexandrino Alencar S/N.

______________________________________________________________________

Atendimento à Imprensa
MAPA Comunicação Integrada
Katiuscia Teodoro - Atendimento
Andréa Simões - Coordenadora Geral
kati@mapacomunicacao.com.br
(11) 5096.3137 - 2501.8374 - 6182-4894
www.mapacomunicacao.com.br
Brasil - São Paulo - SP

Nenhum comentário: