Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Descoberto fungo que sobrevive comendo plástico e que pode ajudar a salvar o planeta

Meio Ambiente
(Fonte da imagem: Viva sem borracha)
Pesquisadores da Universidade de Yale encontraram cogumelo na Floresta Amazônica capaz de ingerir poliuretano.
Por Roberto Hammerschmidt

Um grupo de alunos que fez parte de uma expedição anual de 2011 da Universidade de Yale a Florestas Tropicais, juntamente com Scott Strobel, professor de bioquímica molecular, descobriu na Floresta Amazônica uma espécie de cogumelo que ingere poliuretano, o plástico comum.

A missão da expedição era permitir que os alunos “experimentassem o processo de investigação científica de uma forma abrangente e criativa”. O grupo pesquisou algumas plantas e depois cultivou micro-organismos dentro do tecido delas. Foi então que eles descobriram o apetite voraz do fungo pelo poliuretano.


A espécie Pestalotiopsis microspora é a primeira encontrada no mundo que sobrevive com uma dieta constante de poliuretano. E o que é mais surpreendente: faz isso sem a necessidade de oxigênio, tornando possível sua existência na parte inferior de um aterro sanitário, por exemplo.


O plástico comum é usado para fabricar pneus, cola, verniz, mobílias, colchões, assentos de automóveis, preservativos, calçados, entre muitos outros. Uma vez que é jogado no lixo, ele permanece sem solução ambiental por várias gerações. O material pode ser reciclado em alguns casos, mas nunca eliminado.

A equipe da Universidade de Yale publicou sua pesquisa na revista Applied and Environmental Microbiology em 2011, concluindo que o fungo é uma fonte promissora de biodiversidade.

Observação: a imagem acima é apenas uma referência.



Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/18714-descoberto-fungo-que-sobrevive-comendo-plastico-e-que-pode-ajudar-a-salvar-o-planeta.htm#ixzz1l5FpF8mN

Nenhum comentário: