Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 27 de abril de 2014

Musculação e Diabetes

Saúde
Todas as doenças que acometem o nosso organismo não surgem de forma repentina, mas culminam a partir de uma série de compensações geradas naturalmente para tentar suprir as necessidades ocasionadas quando um órgão começa a apresentar sinais de falência, por exemplo. Com o Diabetes não é diferente, antes de o pâncreas falir e de o nível de açúcar no sangue chegar a taxas exorbitantes, o corpo já apresenta problemas que se não tratados levam a doença. Mas, o que muita gente não sabe é que pesquisas recentes mostram que um bom desenvolvimento muscular auxilia na redução dos efeitos causados pelo aumento de glicose sanguínea.
Pois é, a pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que a musculação não deve ser praticada apenas com o objetivo de reduzir peso, pois os benefícios vão mais além. A atividade funciona como um remédio para controlar a glicemia ao promover uma queda na resistência à insulina, condição esta que dificulta a entrada de glicose na célula e dá início a todas as alterações ocasionadas pela Diabetes.

Os pesquisadores explicam que tais efeitos benéficos são garantidos pois para realizar as contrações durante uma sessão de musculação, as fibras musculares utilizam a glicose disponível no organismo ecom isso, a concentração dessa molécula nos vasos reduz, evitando assim aqueles picos do açúcar que prejudicam significativamente a circulação. Além disso, parte da glicose fica amarzenada nos músculos, na forma de glicogênio, por isso quanto mais desenvolvidos forem o bíceps, o tríceps e outros grupos musculares, maior será esta reserva pois haverá mais espaço para estocar tal fonte de energia e o risco de aumentar a sua taxa no sangue também diminui. Agora que você já sabe que a musculação auxilia na redução de inúmeros fatores que podem causar a Diabetes, procure uma academia e comece a cuidar da sua saúde e proteger o seu corpo de várias doenças.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: