Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 10 de março de 2012

Professores da rede estadual ganharão tablets para inovar metodologia

Educação

De Francisco Francerle para o Diário de Natal
O ministro da Educação Aloizio Mercadante, esteve ontem em Natal participando da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) de 2012 e anunciou a distribuição de tablets para todos os professores do Ensino Médio com o objetivo de mudar o modelo tradicional de aulas no país. Durante sua passagem pela cidade, Mercadante anunciou ainda a construção de mais três campi - em Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e participou da entrega pelo governo federal de 50 ônibus escolares.


A distribuição dos tablets integra um conjunto de metas que o Governo Federal pretende implementar neste ano de 2012, dentre eles projetos de alfabetização, o Programa Nacional de Ensino Profissionalizante (Pronatec), além de aprimoramentos de conteúdos de inclusão digital. O ministro ouviu dos secretários de Educação os desafios e ações prioritárias de cada estado e defendeuo reajuste de 22,22 % aplicado ao piso nacional de salário do magistério. "Sei que para alguns estados e municípios o reajuste pode gerar dificuldades, mas, estamos falando de apenas dois salários mínimos", disse.

Durante a solenidade, a governadora Rosalba Ciarlini pediu pressa na liberação das Emendas previstas para o RN e que deverão ser utilizadas principalmente na compra de novos ônibus e equipamentos escolares, além de construção de Centros de Ensino Profissionalizantes. "Lutamos muito para conseguir com a nossa bancada as emendas para a educação e pedi ao ministro para apressar as emendas para que possamos comprar mais equipamentos e mais transporte escolar". A governadora também anunciou a construção de doze Centros de Educação Técnica de Ensino Médio, no valor de R$ 55 milhões, cuja liberação dos recursos estava com pendências, mas agora foram liberados. Além disso, ela disse que 50 escolas estão sendo adaptadas para serem unidades de ensino médio e técnico.

Para a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, os secretários estão focados na transformação dos índices da educação no país. "Esse é um momento crucial para alavancar a qualidade do ensino e dar mais credibilidade à educação pública, porque estamos garantindo investimentos e valorizando os educadores. É a tecnologia chegando, mas ela vem agregada ao uso pedagógico para focar o aluno, o ensino e a aprendizagem. Esse é o sistema conciliado de educação pública que está sendo construído, unindo MEC, Estado e municípios para conseguirmos o melhor resultado".

Novos ônibus escolares e institutos tecnológicos

Na tarde de ontem, o Governo do Estado e o Ministério de Educação realizaram a entrega de 100 ônibus escolares a 64 municípios do Rio Grande do Norte. A entrega dos ônibus é referente ao Programa de Transportes Escolares e teve investimento de aproximadamente R$ 22 milhões. Centenas de alunos da rede estadual enfrentaram a falta de condução para assistirem às aulas durante uma semana, pois os ônibus entregues, que estavam há meses estacionados no pátio da governadoria, só foram liberados após o comparecimento de Mercadante na solenidade de ontem.

Apesar do atraso nas entrega, a governadora considerou a entrega dos novos ônibus um avanço no processo de educação do RN, mas disse que o número ainda não é o suficiente para atender a demanda de alunos, ressaltando que o governo trabalha, em conjunto com o MEC, para conseguir novos transportes.

Rosalba revelou que o governo irá lançar um concurso entre as escolas visando uma melhoria na educação. As escolas que conseguirem erradicar a evasão escolar e aumentar a qualidade de aprendizado ganharão uma verba para ser investido nos setores deficientes da escola.

Cinqüenta dos ônibus entregues ontem foram doados pelo Ministério da Educação. Aloizio Mercadante anunciou que o MEC pretende trabalhar mais ativamente no processo de educação do RN, primeiramente doando os ônibus escolares e bicicletas e depois construindo novas creches, quadras esportivas e expandindo o Mais Educação. "Nós estamos construindo um número significativo de creches e quadras esportivas. São 79 quadras no estado, é mais esporte, mais aprendizado e menos drogas. Aumentamos mais ainda as parcerias para o programa Mais Educação. Não medimos esforços para se ter escolar em tempo integral para todos os alunos".

IFRN

Além disso, o ministro Mercadante declarou que o processo de expansão na educação no ensino superior continuará no Estado. "Continuaremos expandindo os institutos federais, três novos institutos serão construídos aqui no Rio Grande do Norte e expandiremos a Universidade Federal".

Os novos institutos serão construídos nas cidades de Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. O anúncio das obras das sedes do IFRN foi feita na tarde de ontem, com o Reitor do IFRN Belchior de Oliveira e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antônio Oliveira.

Convênio usará Telecurso para acelerar aprendizado

Na abertura da reunião do Consed, a governadora Rosalba Ciarlini assinou convênio com a Fundação Roberto Marinho, formalizando a implementação do programa de aceleração de estudos para jovens e adultos em distorção idade-ano escolar, por meio do Telecurso. Nesta primeira fase, 10.500 alunos vão acompanhar as aulas nas escolas da rede estadual da Educação e 500 educadores serão formados pela metodologia do Telecurso. Alunos do segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também vão poder participar. Com previsão de começar em abril deste ano, o programa estará presente em dez Diretorias Regionais de Educação: Natal, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Angicos, Açu, Mossoró Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara.

Segundo a gerente geral de Educação da instituição, Vilma Guimarães, a metodologia do Telecurso propõe uma aprendizagem contextualizada e colaborativa. "Sua concepção pedagógica utiliza a cultura popular e explora as peculiaridades e regionalismos para trazer a vida para dentro da sala aula. Na cartilha dos principais pesquisadores na área de educação é esse o caminho: valorizar a experiência de cada aluno, apropriando-se dos mais modernos recursos tecnológicos, e oferecer a ele a oportunidade de buscar o próprio conhecimento, com vontade de sobra e autonomia", disse ela.

Nenhum comentário: