Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 17 de março de 2012

Quantas horas dormir por dia

Saúde

O número de horas de sono ideal para o corpo recuperar as energias gastas em vigília costuma ser em média de seis a oito horas por dia, no entanto, muitas pessoas não conseguem manter um ritmo e dormem no máximo cinco horas. Pois é, o telefone que toca até altas horas da madrugada, o filme passando na TV na sala ao lado, as crianças que ficam acordadas até tarde, os programas noturnos, o trabalho que levamos para terminar em casa e os compromissos que devem ser cumpridos logo cedo, colaboram para que o intervalo de tempo reservado para o sono seja cada vez mais curto no mundo moderno.

Além de proporcionar um maior bem estar físico e mental, estudos mostram que o sono dos mamíferos é essencial para o combate eficaz às infecções, para que o cérebro processe informações, armazene memórias e elabore estratégias essenciais à sobrevivência da espécie. No entanto, quando não respeitamos as horas de sono é comum sentirmos falta de energia para as tarefas diárias, ficarmos mais deprimidos ou irritadidos, além de ser mais difícil nos concentrarmos e apresentarmos com maior frequência doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhercemos mais rapidamente. As consequências podem ser ainda mais graves, considerando que a privação de sono também aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade.



Mas, não é apenas quem dorme menos que enfrenta tais problemas, pois os adultos que dormem mais do que sete a oito horas por dia, também podem se sentir enfadados, principalmente aqueles que já estão acostumados com essa rotina e precisam dormir mais de 10 horas para se sentirem bem.

De acordo com alguns especialistas, independente das horas preconizadas, devemos sempre dormir o suficiente para passar o dia inteiro sem sentir sono e acordar sem necessidade de despertador. Para isso, devemos evitar tomar cafeína, nicotina e álcool nas últimas horas do dia, não fazer refeições exageradas antes de deitar, procurar deitar nos mesmos horários, mesmo nos finais de semana e manter o quarto arejado e numa temperatura agradável.

Nenhum comentário: