Uma companhia da Índia lançou o que afirma ser o
primeiro creme para "estreitar a vagina", chamado 18 Again (18 de novo),
que afirma fazer a mulher se sentir ''como uma virgem'' novamente. A
empresa Ultratech afirma que o produto oferece poder às mulheres, mas os
críticos dizem que ele faz exatamente o contrário. O comercial do 18
Again mostra uma indiana trajando um vestido característico do país,
cantando e dançando, como em um filme de Rollywood.
''Eu me sinto
como uma virgem'', afirma a personagem da publicidade, ainda que o
anúncio deixe claro que ela não o é. Seus sogros, chocados, observam-na.
Logo seu marido se junta a ela, dançando salsa. ''Me sinto como se
fosse a primeiríssima vez'', ela afirma, enquanto dança. A sogra faz uma
expressão de nojo ao observá-la, mas ao final do anúncio até ela parece
ceder, ao comprar o produto pela internet, diante do olhar de aprovação
do marido.
'Produto revolucionário'
A
Ultratech, fabricante do 18 Again baseada em Mumbai, diz que o produto é
o o primeiro no gênero em toda a Índia (cremes semelhantes existem em
outras partes do mundo, como os Estados Unidos).
O proprietário
da Ultratech, Rishi Bhatia, afirma que o creme, que está sendo vendido
por US$ 44 (cerca de R$ 90), contém ingredientes naturais, como pó de
ouro, aloe vera, amêndoa e romã, e foi clinicamente testado.
''É
um produto único e revolucionário, que também contribui para aumentar a
autoconfiança de uma mulher e seu amor próprio'', afirma Bhatia, que
acrescenta ainda que o objetivo do produto é dar mais poderes às
mulheres.
Ele frisa que o produto não se diz uma restauração da
virgindade de uma mulher, mas sim resgatar as emoções de ser uma virgem.
''Estamos apenas dizendo, 'sinta-se como uma virgem'. É uma metáfora.
Ele tenta retomar a sensação que uma pessoa tem aos 18 anos de idade.''
Mas
a estratégia de marketing da empresa gerou críticas de médicos, grupos
feministas e usuários de redes sociais. Os criticos afirmam que o
produto reforça a visão amplamente difundidade na Índia de que o sexo
pré-nupcial é algo recriminável, um tabu considerado até pecaminoso por
muitos.
'Complexo de inferioridade'
''Este tipo de pomada é um
absurdo e pode gerar em mulheres um complexo de inferioridade'', afirma
Annie Raja, da Federação Nacional de Mulheres Indianas, que luta pelos
direitos femininos no país.
Ela opina que, em vez de fortalecer
as mulheres, o creme tem o efeito oposto, ao reafirmar a visão
patriarcal de muitos na Índia - a noção de que todas mulheres querem
permanecer virgens até o dia do casamento.
No anúncio, sogros imitando jovem e compram o produto
''Ser
virgem ainda é algo valorizado e não creio que as atitudes mudarão
neste século'', afirma Mahinda Watsa, ginecologista que assina uma
popular coluna de conselhos sexuais nos jornais Mumbai Mirror e
Bangalore Mirror.
Watsa já respondeu a mais de 30 mil indianos
que buscam conselhos sexuais e afirma que a pergunta mais frequente por
parte de homens é se suas mulheres são virgens. Por parte das mulheres, a
dúvida mais comum é como fazer para esconder de seus maridos que elas
deixaram de ser virgens.
''Os homens ainda esperam se casar com
uma virgem, mas mais e mais mulheres na Índia, ao menos nas grandes
cidades, estão fazendo sexo antes do casamento. As mulheres me escrevem,
perguntando, o que devo fazer, já fiz sexo, mas como posso convencer
que eu ainda sou virgem?'', relata a ginecologista.
Modernidade
x tradição - Nisreen Nakhoda, uma médica que assina uma coluna de
conselhos sexuais para o site MDhil, se diz cética em relação aos
efeitos do 18 Again.
''O estreitamento da vagina se dá por meio
dos músculos vaginais, por isso eu não sei como um creme pode agir'',
afirma. Mas ela acredita, no entanto, que a pomada poderá fazer sucesso
na Índia, mesmo diante das rápidas mudanças de costumes, porque as
pessoas ainda buscam maneiras de encobrir suas ações.
''Tudo é
envolto em segredos e cercado de discrição. Ninguém realmente discute
suas vidas sexuais com médicos ou namorados. A nova geração quer ser
moderna e fazer sexo antes do casamento, mas ainda é criada de forma
tradicional, segundo a qual é tabu fazer sexo antes do casamento. Isso
gera muito confusão entre vários adolescentes'', comenta.
A venda
do 18 Again se dá pouco após a controvéria em torno de um creme para
clarear a vagina. Ambos são exemplos de valores tradicionais se chocando
com os costumes mais recentes na Índia.
O proprietário da
Ultratech afirma que a polêmica em torno do 18 Again é sem sentido. "Os
homens têm à sua disposição tantos produtos que eles podem usar para
realçar o seu prazer sexual, isso representa apenas colocar a
intensificação do prazer sexual nas mãos das mulheres'', comenta Rishi
Bhatia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário