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quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Classe C dá mais importância às marcas, segundo o Data Popular

Estado de Minas
 Nestlé, Visa, Nike, Fiat e Banco do Brasil são algumas das marcas favoritas dos consumidores da classe C, segundo o estudo “Top of “C” - Marcas do Coração da Nova Classe Média”, divulgado nesta quarta-feira pelo Data Popular. O número de brasileiros que ascenderam à classe C chegou a 40,3 milhões entre 2005 e 2011 e o consumidor está cada vez mais exigente. Em 2005, a classe C tinha 62.702.248 brasileiros. No ano passado, esse número havia subido para 103.054.685. Em 2010, eram 101.651.803 - ou 53% da população.Para o estudo, foram entrevistados 22 mil consumidores durante 20 dias. A pesquisa foi concluída em agosto e envolveu 17 categorias de produtos. No geral, o levantamento apontou, a Nestlé (4,1%), a Samsung (3,9%), a Adidas e a Nike (3,7% cada), nesta ordem, como as marcas preferidas da classe média brasileira. Ainda de acordo com o Data Popular, somente em 2011, as famílias da classe C gastaram o equivalente a R$ 1,03 trilhão, respondendo por 44,3% dos gastos do consumidor brasileiro no período.

De acordo com o levantamento, entre os homens, a Adidas assume a primeira posição, com 5,8%, seguida pela Nike (5,1%) e Samsung (4,9%). Já entre as mulheres, as marcas favoritas são Nestlé (6,3%), O Boticário (4,2%) e Hering (3,1%).

Por categoria outras empresas se destacaram no estudo, como a Fiat, no segmento de automóveis, a Visa, entre os cartões de crédito, o Banco do Brasil, na categoria bancos e a TAM entre as companhias aéras.

Em relação ao passado, hoje, a classe média dá mais importância às marcas, especialmente nos segmentos de alimentos (54%), computadores (47%) e automóveis (45%). Quando o assunto é como as marcas conquistam esse consumidor, a recomendação de parentes e amigos é importante, sobretudo ao tratar de eletrônicos (72,6%), automóveis (69,9%) e alimentos (68%).
 
Estado de Minas

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