Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alimentos laxativos e constipantes

Saúde
 Alimentos laxativos e constipantes
A receita ideal para evitar a constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, consiste basicamente em preencher o cardápio com alimentos laxativos e evitar ao máximo os constipantes. Fique atento as informações que vamos dar agora e saiba quais são os alimentos que podem ou não ser consumidos para facilitar e melhorar a função intestinal.

Na classe alimentar que possui efeito laxativo, isto é, que solta o intestino, os alimentos ricos em fibras são soberanos. Em geral, os pães e biscoitos feitos com farinha de trigo ou centeio integral, além daqueles que trazem gergelim, frutas cristalizadas, passas, são altamente indicados. Os cereais em flocos, como a aveia ou a farinha de aveia, a cevada, de milho, trigo, cereais em barra incrementados com castanhas e frutas secas, além do arroz integral, milho verde, milho de pipoca e o triguilho, trigo para quibe, também pertencem a essa classe. Da mesma forma, as leguminosas como os feijões, a lentilha, a ervilha e o grão de bico, frutas e vegetais como o mamão, laranja e tangerina com bagaço, abacaxi, manga, abacaxi, abacate, cidra, figo, melancia, cana-de-açúcar, couve, agrião, acelga, almeirão, repolho, pepino, abobrinha, chuchu, quiabo, moranga, tomate, jiló, são potencialmente benéficas.

A dica é montar um cardápio rico em fibras que contenha: uma porção de frutas secas em jejum: 4 ameixas secas ou 1 colher de sopa de passas; pão integral rico em fibras, 2 vezes ao dia; duas porções de salada crua por dia; farelo de trigo ou de aveia: 1 colher de sobremesa, pelo menos uma vez ao dia; feijão em grãos: 1 concha grande por dia e temperar a salada com óleo ou azeite.
Por outro lado, evite ao máximo ingerir frutas como goiaba, maçã, banana ou qualquer uma que ainda não estão madura, cenoura, leite e queijos não cremosos, pão branco, gelatina, arroz branco, maisena, além de pães e biscoitos de farinhas refinadas, uma vez que todos esses possuem efeito constipante, isto é, prendem o intestino.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: