Saúde
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a inflamação,
reação natural e protetora do organismo que ocorre quando um corpo
estranho ameaça a integridade celular ou tecidual de todas as estruturas
que o compõe, é uma coisa boa inicialmente. O que acontece é que quando
os efeitos inflamatórios perduram, por motivos diversos, o corpo necessita de uma ajuda para eliminar e combater o agente causador do problema. Pesquisas recentes têm mostrado que alguns alimentos naturais possuem
substâncias capazes de agir em prol desse combate, modulando processos
fisiológicos que agem diretamente nas respostas inflamatórias.
Por outro lado, também é importante lembrar que os alimentos que contêm
gorduras saturadas podem ser extremamente irritantes ao organismo, e ao
contrário dos naturais, podem prolongar ainda mais os sintomas
inflamatórios.
O óleo de peixe é um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos, pois é capaz de reduzir o ácido araquidónico (AA), componente básico que dá origem aos agentes pró-inflamatórios. Iogurte e leite também são altamente indicados graças as proteínas derivadas do próprio leite, consideradas essenciais para o funcionamento do sistema imunológico, além de conter aminoácidos que recuperam o tecido e formam anticorpos.
As gorduras boas presentes no salmão, azeite e castanhas são fonte de ácidos graxos e protegem a membrana das células, controlando a inflamação. A granola e a aveia também agem como anti-inflamatórios e contém fibras, inúmeras vitaminas e minerais, que mantém estável a concentração de açúcar no sangue, evitando o cansaço extremo e a fadiga muscular. As folhas verde-escuras como a do brócolis e da couve auxiliam no funcionamento de enzimas antioxidantes, previnem os processos inflamatórios e a lesão tecidual. Pois é, todos esses alimentos e muitos outros podem ser a chave para processos inflamatórios crônicos como artrites, dermatites, sinusites e muitos outros cujos sintomas intereferem na qualidade de vida de milhares de brasileiros.
Resumo do dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário