Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Caracteres em árabe causam travamento em aparelhos Apple

Bug já era conhecido da empresa há seis meses, mas não foram tomadas providências para consertá-lo, diz site.

Caracteres que causam travamento no iOS e no Mac OS X
Foto: O Globo
Caracteres que causam travamento no iOS e no Mac OS X 
RIO - Usuários de dispositivos rodando iOS e Mac OS X — iPhones, iPads, iPods touch e Macs — estão enfrentando uma onda de travamentos de aplicativos de seus equipamentos causados pela exibição de uma certa sequência de caracteres em idioma urdu ou árabe. O fato foi primeiramente noticiado no Brasil no blog “Não Salvo”, onde consta o link para o tweet que causa a falha. (Aviso: se visitar o blog e fizer o texto surgir na tela no seu aparelho Apple ele vai travar. Já a imagem no topo desta matéria é inofensiva)
Vários usuários do Twitter estão repetindo os caracteres fatídicos. malignamente encorajando usuários de aparelhos Apple a copiar/colar a sequência, enganando-os dizendo ser um código benéfico que resolverá problemas no aparelho e usando outros argumentos inverídicos.
— A brincadeira acabou virando um malware pouco virulento mas irritante, e disseminado intencionalmente por humanos — disse um analista. — E o contágio está se espalhando rapidamente pelo mundo.
A causa do travamento é um bug no mecanismo de renderização Core Text da Apple no iOS 6 e Mac OS X 10.8 que causa erro em quaisquer aplicativos que tentem exibir uma certa cadeia de caracteres em árabe.
Segundo o site “TechCrunch”, a sequência de caracteres que pode desencadear o erro — que foi descoberto na quarta-feira e se espalhou pela comunidade de hackers e codificação — acabou indo parar no Twitter causando grande número de travamentos nos aparelhos de incautos.
O problema afeta apps iOS 6 e no Mac OS X 10.8, mas não funciona no Mac OS X 10.9 Mavericks e iOS 7 beta. Assim, seja lá qual for o bug que os caracteres estejam causando, ele já foi corrigido nas futuras versões desses sistemas.
O Core Text é uma API que já existia para o Mac OS X e que foi introduzida no iPad com a versão 3.2 do software development kit (SDK).
A falha em questão, por ser um bug do Core Text, afeta quase qualquer app que use este mecanismo de apresentar texto, contanto que use o WebKit, como é o caso do navegador Safari. O app Tweetbot parece ser imune ao defeito, apesar de também usar o Core Text.
Ainda segundo o “TechCrunch”, os caracteres foram descobertos e divulgados em um site russo na manhã de quinta-feira, onde consta que a Apple já sabia sobre o problema de seis meses antes, e não teria tomado providências. De fato, há indícios de que a sequência de caracteres já tinha aparecido no Twitter em fevereiro de 2013, com um pedido para que fosse enviado à Apple qualquer feedback possível no caso de travamentos ou outros problemas.
As ameaças usando esta suposta falha do sistema são várias — envio de SMS contendo os caracteres, uso em um link para web, mudar o nome de uma rede Wi-Fi de modo que ele seja exibido no iOS.

 O Globo

Nenhum comentário: