Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 14 de setembro de 2013

Professores indicam filmes para ajudar a se preparar para o Enem

Alguns filmes, por exemplo, podem ser cobrados diretamente no exame, como, por exemplo, o caso do aclamado musical ‘Os Miseráveis’. Foto: Divulgação
Alguns filmes, por exemplo, podem ser cobrados diretamente no exame, como, por exemplo, o caso do aclamado musical ‘Os Miseráveis’. Foto: Divulgação
Estudar não precisa ser, necessariamente, uma atividade aborrecida, que se parece mais com a privação de prazeres da juventude do que com aquisição de conhecimento e experiências. Quando os livros didáticos e as apostilas se tornam quase insuportáveis, a sétima arte pode ser a solução criativa. Três professores defendem os filmes como uma forma de estudo. Além de entretenimento, eles relatam a história e contribuem para o estudo de preparação para o Enem e grandes vestibulares.

Os Miseráveis
Para o professor Kadu Lima, do Curso Progressão Autêntico, os filmes formam uma boa base crítica.
— Alguns filmes, por exemplo, podem ser cobrados diretamente no exame, como, por exemplo, o caso do aclamado musical ‘Os Miseráveis’ ao falar sobre a revolução na França e as condições de trabalho.
Lançado em 2013, a adaptação do musical da Broadway de Os Miseráveis, baseado no clássico de Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso. Depois de anos é solto e recomeça a vida como dono de uma tecelagem, mas o inspetor Javert (Russell Crowe) não se cansa de persegui-lo.

Faroeste Caboclo
Lima também sugere o filme Faroeste Caboclo, lançado esse ano. O longa brasileiro baseado na música da Legião Urbana mostra bem a relação entre o crescimento de Brasília e o processo de migração, além do preconceito.
Na história João (Fabrício Oliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Desde pequeno ele sofre preconceito por ser negro. Quando chega ao Distrito Federal tenta trabalhar como carpinteiro mas acaba se envolvendo com o tráfico de drogas. No meio disso tudo se apaixona por Maria Lúcia (Isis Valverde).

Tempos Modernos
O terceiro filme indicado pelo professor Kadu Lima é o clássico dos vestibulares Tempos Modernos, com Charles Chaplin.
—Ele mostra os sistemas de produção industrial e a alienação do trabalhador.
Lançado em 1936, o filme conta a história de um operário de uma linha de montagem (fordismo), que é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Depois de um tempo internado num sanatório, o operário volta às ruas num momento de crise e é confundido com um comunista.
O professor Bruno Marques, da escola Garriga de Menezes, afirma que esses recursos contribuem muito com informações e dados importantes, além de facilitar a aprendizagem. Ele diz que os vídeos devem ser assistidos com senso crítico, levando em consideração que são produções humanas, motivadas por interesses específicos e de uma determinada época. E recomenda títulos que tratam a temática da criminalidade urbana, como dos problemas sociais e limites do sistema de justiça criminal no Brasil.
— A justificativa da minha sugestão é que as tensões sociais, os conflitos, o autoritarismo e a violência são abordados frequentemente na prova de Ciências Humanas no Enem. Então, é importante que os estudantes fiquem bastante antenados nesses assuntos.

Senhor das Armas
O filme Senhor das Armas auxilia no estudo sobre Guerra Fria e corrida armamentista.   Na história, Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que faz negócios em diferentes locais do planeta. O protagonista foge constantemente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta.

Cidade de Deus
Para estudar sobre o processo de urbanização e favelização o filme indicado é Cidade de Deus.    Lançado em 2002, o longa brasileiro conta a história de Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro que cresce em um universo de muita violência.Com talento para fotografia, Buscapé analisa o dia a dia da favela onde vide e os confrontos de facções criminosas do tráfico de drogas.
Por outro lado, o professor Cláudio Hansen, do Sistema Elite de Ensino, afirma que é preciso cuidado na hora de decidir o que se vai assistir.
— Não pode ser qualquer filme. É preciso saber quais os temas usualmente aparecem no exame. Isso ajuda na memorização e numa melhor interpretação dos marcos históricos.

V de Vingança
Como a máscara do filme V de Vingança foi muito usada durante os protestos de junho deste ano, o longa se transformou em uma boa opção para entender o atual momento histórico vivido não apenas no País, mas em todo o mundo.
O longa, lançado em 2006, pode ajudar a estudar sobre o século 21, globalização e as manifestações no Brasil. No filme é retratada a Inglaterra no futuro, onde vive Evey Hammond. A jovem é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V. O misterioso homem é contra o sistema opressor do país e provoca uma revolução.

Guerra ao Terror
Já em Guerra ao Terror, lançado em 2010, pode-se avaliar a doutrina Bush e o combate ao terrorismo. No filme, três soldados integram o esquadrão antibombas do exército americano no Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém.

Portal JH 

Fonte: iG

Nenhum comentário: