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quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Como bloquear ligações de cobrança e telemarketing no Procon

 Como bloquear ligações de cobrança e telemarketing no Procon
Muitos consumidores não sabem, mas é possível bloquear ligações de empresas de telemarketing e de cobranças indevidas, que são feitas com frequência para o seu número, fixo ou móvel. O bloqueio é feito pelo Procon do estado em que o consumidor mora, através de um cadastro gratuito, que geralmente está disponível online, no site do órgão. O consumidor precisará informar dados pessoais como: RG, CPF, endereço e o número que deseja bloquear.

Inicialmente é feita a sua inscrição com a respectiva linha telefônica, uma ou mais, em que recebe as ligações com frequência. O Procon irá cadastrar o seu número e proibirá que empresas de telemarketing liguem para o mesmo. Vale ressaltar, que as ligações de cobranças, corretamente devidas, não poderão ser bloqueadas. Esse tipo de chamada só não é permitida para o local de trabalho ou para a casa de parentes, amigos ou vizinhos do consumidor.

O mesmo acontece com as entidades filantrópicas que utilizam a telefonia para divulgar e angariar fundos para suas ações. O bloqueio também não impedirá o envio de mensagens “SMS”, uma vez que o serviço só engloba as ligações telefônicas. No caso dos torpedos enviados pela própria operadora, o consumidor poderá solicitar o bloqueio no Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa.
Trinta depois da inscrição para bloqueio, as empresas de telemarketing estão formalmente proibidas de ligar para o seu número. Caso o consumidor ainda receba as ligações, o mesmo já poderá denunciá-la no órgão de defesa do consumidor. A qualquer momento, o consumidor poderá liberar ligações de determinadas empresas ou até mesmo desbloquear a sua linha totalmente. No entanto, é preciso preencher um “Termo de Autorização” padrão, disponibilizado pelo Procon e que será enviado para a empresa liberada. Acesse o site do Procon do seu estado e busque pelo serviço de bloqueio de chamadas.

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