Muitos consumidores não sabem, mas é possível bloquear ligações de empresas de telemarketing e de cobranças indevidas, que são feitas com frequência para o seu número, fixo ou móvel. O bloqueio é feito pelo Procon
do estado em que o consumidor mora, através de um cadastro gratuito,
que geralmente está disponível online, no site do órgão. O consumidor
precisará informar dados pessoais como: RG, CPF, endereço e o número que
deseja bloquear.
Inicialmente é feita a sua inscrição com a respectiva linha
telefônica, uma ou mais, em que recebe as ligações com frequência. O
Procon irá cadastrar o seu número e proibirá que empresas de
telemarketing liguem para o mesmo. Vale ressaltar, que as ligações de
cobranças, corretamente devidas, não poderão ser bloqueadas. Esse tipo
de chamada só não é permitida para o local de trabalho ou para a casa de
parentes, amigos ou vizinhos do consumidor.
O mesmo acontece com as entidades filantrópicas que utilizam a
telefonia para divulgar e angariar fundos para suas ações. O bloqueio
também não impedirá o envio de mensagens “SMS”, uma vez que o
serviço só engloba as ligações telefônicas. No caso dos torpedos
enviados pela própria operadora, o consumidor poderá solicitar o
bloqueio no Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa.
Trinta depois da inscrição para bloqueio, as empresas de
telemarketing estão formalmente proibidas de ligar para o seu número.
Caso o consumidor ainda receba as ligações, o mesmo já poderá
denunciá-la no órgão de defesa do consumidor. A qualquer momento, o
consumidor poderá liberar ligações de determinadas empresas ou até mesmo
desbloquear a sua linha totalmente. No entanto, é preciso preencher um “Termo de Autorização”
padrão, disponibilizado pelo Procon e que será enviado para a empresa
liberada. Acesse o site do Procon do seu estado e busque pelo serviço de
bloqueio de chamadas.
Resumo do dia
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