A compra do carro "ZERO", sonho de muitos anos, pode virar um
grande tormento. Aquele que afirma: automóvel novo não tem problema,
pode estar redondamente "enganado". Isso foi verdade há alguns anos
atrás. Hoje, são cada vez mais frequentes os casos de pessoas que
compram carro zero km com defeitos. Por isso, é importante fazer uma
checagem geral do seu sonho de consumo antes de retirá-lo da
concessionária, caso contrário, as dificuldades para trocar ou fazer
reparo aumentam.
Atente para as DICAS que este Caderno selecionou.
1 . decisão
A
primeira coisa é definir a forma de pagamento: à vista ou financiado,
consórcio ou leasing. Como os prazos de financiamento chegam a até 84
meses, as facilidades aumentam, mas é necessário se inteirar se as
prestações, somadas às despesas do dia a dia, cabem no seu bolso. A
manutenção de um carro compacto custa mais de R$ 500,00 por mês.
2 . PESQUISA
O
próximo passo é pesquisar para saber qual o modelo (e de qual marca)
mais se encaixa no seu perfil. O que é mais importante para você:
espaço, desempenho, economia de combustível ou custo benefício? Faça uma
avaliação das suas reais necessidades antes de optar por um hatch, um
sedã, um station wagon, uma van, um utilitário-esportivo ou um
monovolume.
3 . GARANTIA
Fique atento aos termos
da "garantia": leia cuidadosamente tudo, com atenção especial aos itens
que não são cobertos. Os cobertos o vendedor se encarrega de evidenciar.
4 . REVISÕES
Outro
detalhe que você não pode esquecer é o planejamento das revisões
obrigatórias durante o período de "garantia". Informe-se com o vendedor
sobre quais são os prazos, o que será revisado e quanto custa cada
revisão, para não ter surpresas.
5 . PÓS-VENDA
Um
dos maiores problemas apontados por consumidores é a falta de peças de
reposição. Portanto, antes de efetuar a compra do seu carro novo, faça
uma pesquisa na internet, principalmente nas redes sociais, para saber
quais veículos e marcas apresentam esse tipo de problema. E lembre-se: o
artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor determina que enquanto o
carro estiver em produção, a fábrica é obrigada a garantir as peças de
reposição.
6 . DIREITO À TROCAO artigo 18 do
Código de Defesa do Consumidor garante que se o carro estiver com
defeito o fabricante e a concessionária têm prazo de 30 dias para
resolver o problema. Se isso não ocorrer, você tem direito a outro carro
ou o dinheiro de volta. Se o carro for "reparado", você pode exigir um
desconto no preço do mesmo.
7 . CHECAGEM
Na hora
de receber o carro novo não tenha pressa. Certifique-se de que a
concessionária fez uma revisão detalhada do mesmo (revisão de
entrega). No ato da "entrega técnica" do carro a você, cheque todo o
veículo em busca de defeitos ou vícios aparentes. Confira toda a
pintura, pois muitos carros são danificados durante o transporte fábrica
concessionária ou no pátio da própria concessionária. Alguns se
acidentam ao serem colocados ou retirados da "carreta" e são reparados,
ocultando-se do comprador a realização do serviço. Portanto, examine o
teto, o assoalho, dentro do porta-malas, o compartimento do motor e as
portas, procurando possíveis sinais de reparo.
Funcione o motor
do carro e confira todo o sistema elétrico, testando faróis, lanternas,
sistema de som, ar-condicionado, desembaçador de vidro, computador de
bordo (se tiver) e outros itens.
8 . DOCUMENTAÇÃO
Muito
importante é o recebimento do documento do carro. Confira todos os
dados do mesmo: números do chassi e do motor. Fique atento para saber
se o carro que você comprou é do ano de fabricação e do modelo que o
concessionário lhe informou. Confira esse detalhe também na "nota
fiscal". E, se a concessionária vendeu o carro oferecendo IPVA PAGO,
certifique-se de que o imposto foi realmente quitado.
9 . DATA DE FABRICAÇÃO
Atenção:
a data de fabricação do carro está em uma "etiqueta" que, geralmente,
fica colada atrás do encosto do banco traseiro. O cinto de segurança
também tem data de fabricação, que pode não ser a mesma do carro, mas é
aproximada.
10 . CONFERÊNCIA FINAL
Ao receber a
"nota fiscal" do seu carro, verifique se os itens de série e opcionais
relacionados estão mesmo no carro. Confira se o "manual do proprietário"
está no porta-luvas. Ele é muito útil e vai ajudá-lo a conhecer todos
os detalhes do veículo (leia-o atentamente).
LEMBRE-SE, você tem
90 dias, contados a partir da data de entrega do CARRO a você, para
reclamar de vício aparente ou defeito de fácil constatação.
Tribuna do Norte
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