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quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A compra de um automóvel zero KM pode ser uma grande gelada

A compra do carro "ZERO",  sonho de muitos anos, pode virar um grande tormento. Aquele que afirma: automóvel novo não tem problema, pode estar redondamente "enganado". Isso foi verdade há alguns anos atrás. Hoje, são cada vez mais frequentes os casos de pessoas que compram carro zero km com defeitos. Por isso, é importante fazer uma checagem geral do seu sonho de consumo antes de retirá-lo da concessionária, caso contrário, as dificuldades para trocar ou fazer reparo aumentam.
Atente para as DICAS que este Caderno selecionou.

1 . decisão

A primeira coisa é definir a forma de pagamento: à vista ou financiado, consórcio ou leasing. Como os prazos de financiamento chegam a até 84 meses, as facilidades aumentam, mas é necessário se inteirar se as prestações, somadas às despesas do dia a dia, cabem no seu bolso. A manutenção de um carro compacto custa mais de R$ 500,00 por mês.

2 . PESQUISA

O próximo passo é pesquisar para saber qual o modelo (e de qual marca) mais se encaixa no seu perfil. O que é mais importante para você: espaço, desempenho, economia de combustível ou custo benefício? Faça uma avaliação das suas reais necessidades antes de optar por um hatch, um sedã, um station wagon, uma van, um utilitário-esportivo ou um monovolume.

3 . GARANTIA

 Fique atento aos termos da "garantia": leia cuidadosamente tudo, com atenção especial aos itens que não são cobertos. Os cobertos o vendedor se encarrega de evidenciar.

4 . REVISÕES

Outro detalhe que você não pode esquecer é o planejamento das revisões obrigatórias durante o período de "garantia". Informe-se com o vendedor sobre quais são os prazos, o que será revisado e quanto custa cada revisão, para não ter surpresas.

5 . PÓS-VENDA

 Um dos maiores problemas apontados por consumidores é a falta de peças de reposição. Portanto, antes de efetuar a compra do seu carro novo, faça uma pesquisa na internet, principalmente nas redes sociais, para saber quais veículos e marcas apresentam esse tipo de problema. E lembre-se: o artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor determina que enquanto o carro estiver em produção, a fábrica é obrigada a garantir as peças de reposição.

6 . DIREITO À TROCAO artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor garante que se o carro estiver com defeito o fabricante e a concessionária têm prazo de 30 dias para resolver o problema. Se isso não ocorrer, você tem direito a outro carro ou o dinheiro de volta. Se o carro for "reparado", você pode exigir um desconto no preço do mesmo.

7 . CHECAGEM

 Na hora de receber o carro  novo não tenha pressa. Certifique-se de  que a concessionária fez uma revisão detalhada do mesmo (revisão de entrega).   No ato da "entrega técnica" do carro a você, cheque todo o veículo em busca de defeitos ou vícios aparentes. Confira toda a pintura, pois muitos carros são danificados durante o transporte fábrica concessionária ou no pátio da própria concessionária. Alguns se acidentam ao serem colocados ou retirados da "carreta" e são reparados, ocultando-se do comprador a realização do serviço. Portanto, examine o teto, o assoalho, dentro do porta-malas, o compartimento do motor e as portas, procurando possíveis sinais de reparo.

Funcione o motor do carro e confira todo o sistema elétrico, testando faróis, lanternas, sistema de som, ar-condicionado, desembaçador de vidro, computador de bordo (se tiver) e outros itens.

8 . DOCUMENTAÇÃO

 Muito importante é o recebimento do documento do carro. Confira todos os dados do mesmo: números do  chassi e do motor. Fique atento para saber se o carro que você comprou é do ano de fabricação e do modelo que o concessionário lhe informou. Confira esse detalhe também na "nota fiscal". E, se a concessionária vendeu o carro oferecendo IPVA PAGO, certifique-se de que o imposto foi realmente quitado.

9 . DATA DE FABRICAÇÃO

 Atenção: a data de fabricação do carro está em uma "etiqueta" que, geralmente, fica colada atrás do encosto do banco traseiro. O cinto de segurança também tem data de fabricação, que pode não ser a mesma do carro, mas é aproximada.

10 . CONFERÊNCIA FINAL

 Ao receber a "nota fiscal" do seu carro, verifique se os itens de série e opcionais relacionados estão mesmo no carro. Confira se o "manual do proprietário" está no porta-luvas. Ele é muito útil e vai ajudá-lo a conhecer todos os detalhes do veículo (leia-o atentamente).

LEMBRE-SE, você tem 90 dias, contados a partir da data de entrega do CARRO a você, para reclamar de vício aparente ou defeito de fácil constatação. 

Tribuna do Norte

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