Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Óleo de Linhaça – Benefícios, Suplementação, Como tomar

 Óleo de Linhaça - O que é, benefícios, como tomar
Originário das sementes da planta do linho, da espécie vegetal Linum usitatissimum L., o óleo de linhaça contém substâncias que trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde. Os ácidos graxos ômega-3 e 6 são alguns deles. Além desses, possui ainda grande quantidade de fibras e lignana, razão pela qual é considerado um alimento funcional. Há evidências científicas de que o óleo atue no controle e na prevenção de risco de doenças cardiovasculares, além de diminuir os sintomas de TPM, auxiliar no controle de peso e regularização do intestino.

A maioria dos benefícios citados está relacionado a presença do ômega 3, gordura insaturada, aliada a saúde do coração. Por isso, o consumo do óleo de linhaça pode reduzir o colesterol total e a pressão arterial, que confirmam o seu efeito cardioprotetor. Sabe-se ainda que a linhaça possui efeito antiinflamatório, podendo ser usada no tratamento de artrite e dermatite, e ação antioxidante, que o torna uma excelente arma contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico.

Outra importante contribuição para a saúde fornecida pela linhaça, seja na forma de óleo ou de sementes, é a melhora da depressão, bem como nas funções mentais de idosos e de pessoas com problemas de conduta, como a esquizofrenia por exemplo. Já foram publicados estudos que demonstram que o ômega 3 presente na linhaça atua na prevenção de demência e mal de Alzheimer.
Em relação à melhora nos sintomas intestinais, sabe-se que as fibras da linhaça auxiliam na perda de peso, pois absorvem água, formam um gel que retarda o esvaziamento do estômago aumentando a saciedade, é esse gel que aumenta o volume do bolo fecal, regulariza o funcionamento do intestino e previnem o câncer coloretal, auxiliando ainda no controle das taxas de glicose sanguíneas e diminuindo o risco de diabetes. Quanto ao consumo, recomenda-se três colheres de sobremesa por dia, podendo ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sopas ou ainda substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: