Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Refluxo gastroesofágico – Sintomas, Tratamento

Refluxo gastroesofágico - Sintomas, tratamento
O refluxo gastroesofágico é causado por alterações anatômicas na maioria dos casos, que permite o retorno do conteúdo estomacal para o esôfago. Fisiologicamente, os alimentos chegam ao estômago passando pela faringe e em seguida pelo esôfago, só depois caem na cavidade estomacal. Entre o esôfago e o estômago há uma válvula que impede o retorno dos alimentos e do suco gástrico. Quando há uma alteração nessa estrutura, forma-se uma protusão chamada de hérnia de hiato.

O conteúdo que retorna as vias superiores ao estômago geralmente geram alterações simples como disfunções dentárias e um gosto ruim na boca, mas também podem acabar prejudicando a laringe, inflamando-a e os pulmões, gerando pneumonias e outras alterações. Os sintomas mais comuns são: azia, com uma sensação de queimação que pode se assemelhar a angina, dor torácica que antecede o infarto ou a isquemia no tecido cardíaco.

O diagnóstico clínico do refluxo gastroesofágico é feito com a endoscopia digestiva seguido de uma pHmetria, medida do pH do trato digestivo.  O tratamento proposto será com base na gravidade do refluxo, podendo ser conduzido com a administração de medicações que diminuem a produção de ácido pelo estômago e com isso melhoram a motilidade do esôfago. Além disso, mudanças de hábitos alimentares, que incluem a exclusão do cardápio de alimentos e bebidas que aumentam o refluxo, bem como a prática de exercícios físicos ,são algumas das orientações que o paciente deve seguir. Nos casos mais graves, pode ser necessário a realização de cirurgia, em que é feita uma dobra em torno do esôfago que impede o refluxo.
Vale lembrar que algumas situações fisiológicas como a gravidez ou o uso de medicamentos específicos podem aumentar o refluxo. No caso de crianças e recém nascidos que apresentam refluxo, as alterações que o causam podem ser revertidas sem a necessidade de cirurgia ou outro tratamento. No entanto, em todo caso é necessário uma avaliação médica.

Resumo do dia

Nenhum comentário: