Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 13 de outubro de 2013

Voz fina tem solução? Tratamento

 Voz fina - Causas, tratamento
Ter a voz fina pode trazer muitos problemas para o convívio social, a maioria dos homens que possuem esse desarranjo nas cordas vocais são tímidos, reagem mal às piadas feitas por amigos, familiares ou desconhecidos e apresentam grandes dificuldades de interação. Jovens e homens adultos são os que mais procuram ajuda em consultórios de fonoaudiologia, sendo que quase todas as causas podem ser revertidas com esse profissional.

Antes de saber qual o tratamento ideal para cada caso, é preciso saber qual a causa que desestruturou as cordas vocais e impediram que a voz adquirisse a sua tonalidade ideal. Basicamente, a voz mais fina pode ser decorrente de fatores psicológicos ou fisiológicos, ambos podem ser revertidos com técnicas fonoaudiológicas. Na primeira hipótese, o problema começa a surgir durante a adolescência, etapa da vida em que há uma transição da tonalidade da voz nos homens, pois as cordas vocais são estimuladas pela testosterona e se alongam, ficando mais grave até atingir a idade adulta.

O que acontece é que durante essa mudança muitos meninos sofrem pressão por parte de amigos e família, não conseguem lidar com a repercussão que a nova entonação da sua voz parece ter e acaba reprimindo o tom mais grave, retendo a emissão do som e produzindo um falsete. Ao se acomodar com a voz que consegue gerar, o adolescente torna-se homem e permanece com aquele tom mais fino. Nesse caso, o tratamento é feito com base em exercícios específicos que trabalham as cordas vocais.
Dentre as causas fisiológicas podemos citar as desordens hormonais, que impedem o desenvolvimento normal das pregas vocais e deixam o som mais agudo. Para reverter esse quadro, utilizam-se tratamentos com base em hormônios sintéticos que ajudem a equilibrar o nível hormonal do corpo, além de exercícios com fonoaudiólogos.
Em alguns casos, a voz fina é decorrente da presença de sulcos vocais, espécie de calos congênitos que tornam o som da voz agudo e rouco. Essa situação é tratada com correção cirúrgica e posterior reabilitação vocal.
 

Resumo do dia 

Nenhum comentário: