Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 21 de dezembro de 2013

O que fazer se cair na malha fina do Imposto de Renda

 O que fazer se cair na malha fina do Imposto de Renda
Sempre quando o lote de restituição do Imposto de Renda é liberado, aqueles contribuintes cujos nomes não foram divulgados em nenhuma das listas divulgadas pela Receita Federal, caíram automaticamente na malha fina, ou seja, suas declarações ficaram retidas para correções. Para saber se o contribuinte consta no sétimo lote ou se passará pela malha fina da Receita, basta acessar a página indicada a seguir ou ligar para o número 146. Saiba o que fazer se o nome cair na malha fina do Imposto de Renda.

Se o contribuinte teve a sua declaração retida pela Receita, os eventuais erros constarão no extrato do documento, também disponível para consulta no portal da Receita Federal indicado a seguir. Para acessá-lo, é necessário usar o código de acesso que é gerado na página da Receita, após o preenchimento de um cadastro em que é necessário informar o CPF, data de nascimento e os números dos recibos de entrega das declarações referentes aos exercícios dos anos de 2012 e de 2013.

Após analisar esse extrato, caso o contribuinte não encontre nenhum erro, do seu ponto de vista, o ideal é antecipar o seu atendimento na Receita Federal, para solicitar e fornecer esclarecimentos sobre possíveis equívocos. No entanto, caso encontre erros na declaração fornecida, a recomendação é começar a elaborar a declaração retificadora.
Os formulários são os mesmos, mas no campo “Identificação do Contribuinte” deverá constar a indicação de que trata-se de uma retificadora. Além disso, também será necessário informar o número do recibo de entrega da declaração anterior para a realização do processo. Essa nova declaração também poderá ser enviada pela internet, mas o prazo da Receita Federal para notificar os contribuintes com a declaração retida e convocá-los para prestar esclarecimentos é bem maior que o primeiro, podendo se estender até cinco anos. Portanto, os contribuintes só irão receber as restituições, nos casos em que couberem, após esse período e nos lotes residuais.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: