Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Saiba mais sobre alimentação detox: o que usar no cardápio, temperos.

Desintoxicante e deliciosa 
 
As nutricionistas Roberta Britto e Kathleen
 Veras são as idealizadoras do Detox Gourmet
Por Nathalia Rebouças
Preparar pratos agradáveis aos olhos e ao paladar é um dos principais desafios do chef Jailson Fernandes. Responsável pela elaboração do cardápio do programa Detox Gourmet, o chef dá um toque gastronômico à alimentação conhecida como detox. A ideia é atrair um número cada vez maior de pessoas para o programa, sem tanto sacrifício. “Foi um desafio que nós lançamos a ele e deu certo. A palavra gourmet tem tudo a ver com pratos gostosos e com boa apresentação”, detalha a nutricionista Roberta Britto. 
A dieta detox, bastante difundida em Mossoró, se baseia em um programa que pretende eliminar, durante um período de cinco dias, alimentos considerados “tóxicos”, isto é, ricos em glúten, lactose, corantes, sódio, entre outros produtos industrializados. Apesar de ser um dos maiores objetivos dos participantes, a perda de peso não é o primeiro objetivo. “O ideal não é o emagrecimento imediato durante a semana do detox, mas sim a reeducação alimentar para que o paciente consiga absorver melhor os nutrientes, acelere o metabolismo e possa dar início a um plano alimentar com perda de peso saudável”, explica a nutricionista Kathleen Veras.
O programa Detox Gourmet tem a proposta inovadora de, dentro da gastronomia funcional, apresentar pratos que agradam aos olhos e ao paladar. A ideia é fugir da concepção de que a dieta desintoxicante necessariamente precisa ser sem sabor. “São pratos excelentes e saudáveis. Sabíamos desde o início que era difícil elaborar um prato com tantas restrições alimentares, mas o chef conseguiu. Por exemplo, não é fácil fazer um risoto sem leite”, afirma Roberta.
O cardápio detox precisa conter frutas, verduras, legumes orgânicos (se possível), carnes magras, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), cereais (arroz integral, quinua, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), sementes (linhaça, semente de abóbora e girassol) e muito líquido (água mineral, chás, água de coco). E mais: deve-se caprichar nos temperos naturais, como alho, cebola, alecrim, gengibre, curry e as ervas frescas.
O programa tem feito tanto sucesso que as turmas só crescem. “Começamos com turmas de 12 pessoas e hoje temos até 16 pessoas”, complementa Kathleen. As nutricionistas orientam os cardápios e algumas refeições são entregues na casa do paciente. Sendo que os pratos do almoço e jantar são consumidos em um restaurante da cidade.  Um ponto importante apontado pelas nutricionistas é com relação à presença do Bisfenol-A nas embalagens dos alimentos. O programa detox prevê a utilização apenas de recipientes de vidro para o preparo dos alimentos. “É uma substância que é liberada não só quando aquece, mas também quando congelamos os alimentos em recipientes plásticos. Até os chás que são enviados estão em garrafas de vidro”, diz Kathleen.  As únicas restrições da dieta detox são para grávidas, lactantes e crianças.
‘Dietas precisam do acompanhamento de um nutricionista’, diz especialista
Haja criatividade para dar nome a tanta dieta apontada como milagrosa que surge por aí: dieta da lua, dieta da água, dieta da laranja. E elas se multiplicam principalmente com a chegada de dezembro. É que muita gente acha que dá para perder peso de forma rápida e chegar ao corpo desejado em apenas um mês. E é ai que mora o perigo. “Cuidado uma dieta muito restrita e sem acompanhamento”, alerta a nutricionista do Hospital Rodolfo Fernandes, Egna Nobre.  
A nutricionista enfatiza a importância de uma dieta desintoxicante acompanhada, que prepara o organismo para uma nova rotina saudável. “O objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde e pode servir de transição para a introdução de hábitos alimentares mais saudáveis até porque se não ocorrer tal conduta os resultados da dieta detox desaparecerão”, reforça Egna. A ideia é defendida também pela nutricionista Larissa Marques. “O organismo ganha um repouso, já que durante a detox você estará evitando ao máximo que seu corpo entre em contato com qualquer toxina. Com isso facilitará a redução de peso”, destaca.
A avaliação de um nutricionista é importante também para conhecer com profundidade a sua rotina alimentar. Muitas vezes pelo simples fato de não estar acima do peso, as mulheres evitam procurar um especialista e desconhecem as origens de alguns sintomas que as incomodam. “Uma dieta desintoxicante tem a finalidade de reconstituir sua integridade intestinal, melhorar pele e cabelo, diminuir a retenção de líquido (inchaços), o cansaço excessivo, o excesso de gases, a falta de concentração, dores de cabeça e consequentemente a perda de peso e medidas, garantindo assim uma melhor qualidade de vida”, descreve a nutricionista Roberta Britto.

Dieta do algodão preocupa
A mais recente “novidade” para as que querem emagrecer rapidamente foi lançada na internet há poucas semanas. Trata-se da dieta do algodão molhado com suco de laranja. Explicada em detalhes em sites populares como o YouTube, a dieta está causando grande preocupação entre especialistas, que a definem como “muito perigosa”. Muitas jovens estão ingerindo o produto de forma indiscriminada. A ideia é a de que o algodão promove a saciedade.
O risco maior é por conta do algodão ser sintético, feito de fibras de poliéster descoloridas que contêm muitos produtos químicos.

Jornal de Fato
Coluna Mulher 

Nenhum comentário: