Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Glutamina – O que é, como tomar, benefícios e riscos

 Glutamina - O que é, benefícios, riscos
A Glutamina,  aminoácido mais abundante no tecido muscular, é fonte de um dos mais poderosos suplemento alimentares ideal para prática de atividades físicas extenuantes ou para quem deseja aumentar a massa muscular. Em período de estresse físico, ou muscular mais especificamente, como acontece nos exercícios físicos intensos e treinamento com peso, os níveis de glutamina reduzem significativamente, o que pode levar a perda muscular e diminuição da função imunológica.

Neste sentido, o aminoácido tem sido bastante utilizado para auxiliar no aumento e na manutenção da massa muscular por proporcionar os seguintes benefícios:  Redução da quebra de tecido muscular e estímulo do crescimento dos músculos; Estímulo ao aumento de volume da célula, o que favorece o crescimento muscular e auxílio na entrada dos aminoácidos nas células musculares para melhorar a recuperação após atividades fisicas.  Todas essas vantagens trazidas pelo suplemento já foram comprovadas em pesquisas científicas que mostram que a glutamina ajuda os atletas a reduzir a deterioração dos músculos decorrente do maior uso da glutamina presente no tecido muscular.

Os suplementos de glutamina estão dispostos em basicamente duas formas: L-Glutamina e em peptídeos. Por ser uma aminoácido presente naturalmente em nosso organismo, o seu uso não traz riscos para saúde se consumida da forma  correta. Entretanto, em doses excessivas a L-Glutamina  pode trazer pertubações estomacais, por isso é tão importante seguir os limites e doses diárias estabelecidas para cada caso.
De acordo com o recomendado por nutricionistas, a glutamina deve ser consumida regularmente ao longo do dia, contudo, alguns momentos como após a atividade física e antes de dormir, são mais importantes e necessários. Além disso, é preciso estar atento aos demais suplementos que também estão sendo consumidos, pois em alguns casos os efeitos isolados da glutamina podem ser diminuídos, uma vez que há indícios de que pode haver uma competição pela utilização deste com outros aminoácidos no organismo.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: