Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Fobia tem cura? Qual tratamento?

 Fobias - Tratamento, cura
Palpitações, tonturas, sudorese, agonia, aflição e temor intenso de situações, objetos ou seres que não oferecem perigo, são sinais que caracterizam a fobia. De acordo com psiquiatras, paciente fóbicos, quando estão expostos aos objetos que lhes causam medo, ou até mesmo quando simplesmente se imaginam em tal situação, rapidamente mudam o seu estado e apresentam, além dos sintomas já citados, taquicardia, aumento da frequência urinária, formigamento, desconforto e falta de ar. A explicação para a causa da fobia pode estar em fatores genéticos ou sociais, sendo esse último o mais comum.
Neste caso, há uma  exposição inicial com o objeto ou situação que é encarada de forma aversiva, a partir daí desenvolve-se um temor exagerado em situações semelhantes. A boa notícia para quem vive com a fobia é que esta tem cura, basta ser tratada.

Há vários tratamentos, simples e relativamente rápidos, para curar fobias. A maioria deles baseia-se na dessensibilização, que tem como objetivo apresentar o estímulo que causa temor ao paciente de forma gradual, para que o mesmo possa desassociá-lo de uma reação negativa. Um dos tratamentos mais indicados é a terapia cognitivo comportamental, que faz uma espécie de remanejamento de pensamentos. Através dela, o paciente vai sendo exposto aos objetos que lhes causam medo, porém de uma forma mais controlada.
Na terapia de exposição com prevenção de resposta, o terapeuta utiliza uma escala de zero a 10, onde zero é um estímulo que não causa nenhuma aversão e 10 o estímulo que provoca mais sofrimento. A exposição a variados estímulos vão fazendo com que haja uma reorganização daquilo que causa temor. A hipnose também oferece bons resultados, mas apenas nos casos de fobias simples, como acontece com pessoas que possuem aversão a um objeto ou situação isolada como: medo de insetos, sangue, altura ou viajar de avião. Para fobias sociais, por exemplo, a hipnose não é indicada.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: