Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 8 de março de 2014

Aparelho dentário falso: riscos

 Aparelho dentário falso: riscos
Vendidos em camelôs nas ruas de todo o país, os aparelhos dentários falsos, mais conhecidos como “aparelhos diferenciados” são um perigo para a saúde dos milhares de jovens que aderiram a essa moda. Os elásticos trançados e bem coloridos chamam a atenção da garotada que fica empolgada com a novidade, no entanto, de acordo com dentistas, o conjunto de peças coloridas que estão unidas com um elástico ou um fio promove uma movimentação nos dentes, o que pode levar a uma retração na gengiva e perda óssea.

O caso é preocupante, em alguns locais foram encontrados até aplicação feita com fios de vassoura e supercola. Os dentistas são claros, tanto os jovens que colocam os acessórios por conta própria ou em camelôs, quanto os que mantêm o aparelho depois de um tratamento odontológico com o objetivo de deixá-lo mais personalizado, estão correndo um grande risco de danificar a estrutura dentária e comprometer seriamente a saúde bucal, devido ao seu efeito tóxico.

Como a mastigação também é prejudicada, o jovem pode sofrer uma intrusão dentária, que é quando o dente é empurrado para o interior do tecido ósseo, de extrusão, quando é puxado para baixo e para fora do suporte ósseo, e de giroversão, quando o dente gira no próprio eixo. Além dos prejuízos estruturais, deve-se considerar que como não há biossegurança na produção, armazenagem e venda desses materiais, quem os usa pode adquirir infecções graves.
Os verdadeiros aparelhos dentários, mantidos por dentistas especializados em ortodontia, usam uma determinada força para corrigir a posição dos dentes tortos ou dos ossos maxilares posicionados de forma errada. Já os falsos não utilizam nenhum principio mecânico, o efeito é apenas visual, uma vez que os fios não são tracionados e a fixação é feita com uma cola extraforte, que também prejudica a mucosa bucal.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: