Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 12 de março de 2014

Falta de concentração para estudar: O que fazer

 Falta de concentração para estudar - O que fazer
Ter um bom conteúdo em mãos não é o único fator que determina sucesso em um período de estudo. Estar em um ambiente iluminado, bem ventilado, silencioso e de preferência sem ninguém por perto, é um dos muitos fatores que ajudam a manter a concentração nos livros. Confira as dicas que vamos dar a seguir e saiba como se concentrar melhor nos seus estudos. O primeiro passo é determinar uma ordem, não apenas nos horários em que se dedicará exclusivamente ao estudo, mas em todas as demais tarefas que preenchem o seu dia.
Todos que estudam sabem que até mesmo necessidades fisiológicas como fome e sono atrapalham significativamente a concentração, portanto, antes de se sentar para começar a estudar certifique-se de que já está bem alimentado e se possível durma por meia hora antes de iniciar.

Outra grande dificuldade dos estudantes é encontrar tempo disponível para estudar. Para resolver esse problema a dica é definir horários que serão exclusivos para estudos, mesmo que seja menos do que o planejado. Lembre-se de não marcar mais nada para esses períodos e de fazer um cronograma com as matérias que serão estudadas em cada dia. Se possível faça um planejamento em forma de calendário e programe os seus estudos por semana. Em relação à distribuição das matérias, o ideal é estudar uma matéria por dia, assim poderá aprofundar-se bem em um determinado conteúdo.
Outra dica importante é definir horários de intervalo, para evitar que o cérebro canse mais rápido. Nesse período, o ideal é sair um instante, em média quinze minutos, do local de estudo, alongar o corpo, beber água, entre outras necessidades. A concentração também pode estar relacionada ao tempo que o estudante tem até a realização da prova ou avaliação, por isso comece os estudos com bastante antecedência, para ter tempo de resolver exercícios e fixar o conteúdo aprendido.
 

Resumo do dia 

Nenhum comentário: