Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Atenção mulheres! Excesso de pelos no corpo pode ser doença

Atenção, mulheres! Se você tem percebido muitos pelos em regiões do corpo, como tórax, barriga, coxas e glúteos, fique atento. Pode ser sinal de hirsutismo. Para esclarecer as principais dúvidas sobre a doença. A endocrinologista Cláudia Chang falou o assunto.  De acordo com a especialista, a doença é causada por disfunções nas atividades hormonais dos ovários e das adrenais, que são responsáveis pela produção dos hormônios masculinos nas mulheres, como a testosterona e a androstenediona. 

O hirsutismo acomete apenas mulheres e cerca de 10% das pacientes desenvolvem o problema antes da menopausa. Segundo Claudia, para saber se a pessoa é portadora da doença, basta ela procurar por um aumento exagerado dos pelos em regiões como o rosto, tórax e barriga. Caso o crescimento anormal seja notado, o ideal é procurar um endocrinologista. 
O tratamento para a doença, de acordo com Claudia, vai desde o uso de contraceptivos orais, até a utilização de medicações que atenuam a ação dos hormônios masculinos. Quando há alteração hormonal, indica-se tratamento tanto hormonal como a retirada mecânica dos pelos. A condição é mais comum em mulheres com descendência mediterrânea. As orientais quase nunca sofre com o problema. 

Fontes: 
Revista Nossa Saúde
O Paralelo

Nenhum comentário: