Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 1 de abril de 2014

Autismo – O que é, como diagnosticar e tratar

 Autismo - O que é, como diagnosticar e tratar
Definida clinicamente como uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente, o autismo pode estar presente desde o nascimento da criança. Essa disfunção global faz com que os autistas ignorem todas as manifestações de afeto e comunicação, além disso, eles demoram mais para perceber o que os outros sentem ou pensam através de suas expressões. Em alguns casos, as crianças autistas apresentam inteligência e fala intactas, em outros retardo mental, mutismo e importantes retardos no desenvolvimento da linguagem estão presentes.

Os pais devem estar atentos e procurar um médico ao perceberem que seu filho parece fechado e distante, preso a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. A dificuldade de interação social é nítida e comportamentos agressivos podem se tornar comuns especialmente quando essas crianças estão diante de ambientes estranhos ou situações em que sentem-se frustradas.

Entre outras características comuns aos autistas, destacam-se: Não estabelece contado com os olhos, não responde a questionamentos podendo os pais confundirem este problema com alguns tipo de surdez, pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente isso é completamente interrompido sem retorno, pode atacar e ferir outras pessoas mesmo que não exista motivos para isso, é inacessível as tentativas de comunicação das outras pessoas, fixa-se em poucas coisas em ambientes em que há muito a ser explorado, apresenta certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se, cheira ou lambe os brinquedos e mostra-se insensível aos ferimentos, podendo até ferir-se intencionalmente.
Infelizmente, não há uma cura pra o autismo e os tratamentos existentes têm como objetivo tornar as crianças autistas o mais independente possível. Por isso, é de grande importância que os pais estejam atentos ao comportamento dos filhos e procurar um especialista caso note semelhanças comportamentais às descritas anteriormente. A intervenção precoce, a educação especial,com o objetivo de expandir suas capacidades de aprendizado, comunicação e relacionamento com os outros, além do suporte familiar e algumas medicações ajudam bastante a diminuir as crises de agitação e a inserir o autista no contexto social.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: