Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 19 de abril de 2014

Dicas de amamentação

Dicas de amamentação
O leite materno é o primeiro alimento oferecido ao recém nascido, devendo este ser a sua única fonte de nutrientes até os seis meses. Apesar de a natureza ser extremamente sábia e de já preparar a mãe e o bebe para o ato da amamentação durante toda a gestação, algumas dicas facilitam bastante a vida das mamães de primeira viagem. Por isso, fique atento a todos os detalhes e aprenda qual a forma correta de amamentar e alguns truques para evitar rachaduras no bico dos seios ou endurecimento do leite.

Para começar, a mãe deve encontrar uma posição que seja confortável para ela e para o bebê. Para isso, o ideal é que ela escolha um ambiente tranqüilo, sente-se com uma almofadinha sob o braço que irá apoiar o bebê e, outra, nas costas, para se acomodar bem. O  bebê deve ser inclinado levemente para a frente, de maneira que fique com a cabeça mais elevada que o resto do corpo. O aleitamento deve sempre começar pelo seio em que a criança mamou por último, assim os dois seios poderão ser esvaziados por igual e receber a mesma quantidade de estímulos para que tenham uma produção regular de leite.

O bebê deve abocanhar o máximo possível a auréola para pressionar melhor os ductos de saída do leite e evitar feridas no mamilo e que ele engula ar pelos caminhos da boca, como acontece se não pegar o seio corretamente. Outro erro que também costuma ferir o mamilo, é retirar o bebê bruscamente do seio. A maneira segura de mamada com suavidade e interromper a sucção do bebê é colocando o dedo mínimo no canto da boca da criança, deixando entrar um pouquinho de ar. Lubrificar os mamilos com o próprio leite e expor os seios ao sol por alguns minutos protege a pele contra fissuras e ajuda na cicatrização de rachaduras.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: