Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dor no joelho na academia

 Dor no joelho na academia
Quem treina regularmente deve estar atento a todos os sinais que o corpo apresenta, nenhuma dor articular ou muscular pode ser negligenciada, sendo este um dos sintomas que indicam que a atividade deve ser interrompida no momento. As dores no joelho podem ter causas diversas, podendo ter origem nos ligamentos, na cartilagem, no tendão e até mesmo no osso. Especialistas no assunto afirmam que as causas mais comuns são desequilíbrio muscular, falta ou erro na execução dos alongamentos, excesso de impacto, sobrecarga e aumento da intensidade de treino, erros posturais, além de deformidades ortopédicas.
Considerando que o joelho é a articulação que sustenta todo o nosso peso, torna-se mais incidente as dores nesta região. Quando sobrecarregada, o primeiro sinal de defesa dado pelo corpo é a dor, principalmente quando proveniente de articulações, pois essas estruturas possuem células mecanorreceptoras que mandam sinais para o cérebro, informando que estão sendo exigidas demais.

Na musculação, os exercícios de perna que envolvem o joelho começam a causar lesão quando não é respeitado os limites e a progressão dos treinos, tanto com peso, como com séries. Se os músculos ainda despreparados forem sobrecarregados, os tendões são obrigados a desenvolver tensão acima do que estão adaptados, inflamam e desenvolve-se uma condição conhecida como tendinite.
Além dos tendões, outras estruturas como ligamentos, meniscos e a própria cartilagem também podem ser lesionadas. Um dos exercícios que podem causar mais lesão é o agachamento com as duas pernas, que forçam o ligamento, os meniscos e os tendões levando a quadros inflamatórios, além de degeneração na cartilagem e nos meniscos. O mesmo acontece com a cadeira extensora que pode pressionar a cartilagem e aumentar no processo de degeneração.
Ao sentir dores no joelho, o primeiro passo é interromper o exercício e repousar. Caso as dores persistam, aplique gelo sobre a região por vinte minutos e procure um ortopedista.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: