Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Eclipse Lunar e Lua de Sangue de 15 de abril de 2014. Entenda os fenômenos!

Muito tem se falado sobre o Eclipse Lunar do dia 15 de abril e da famosa Lua de sangue. As 4 luas de sangue que se iniciam em 2014 não são sinônimos de desastres. Mas o que é Lua de sangue? Quando será o Eclipse? De onde poderei observar?
Será visível em quais países?
O Eclipse Lunar Total do dia 15 de abril de 2014 será visível em toda a América do Sul, Central e América do Norte, além da Nova Zelândia e em parte da Austrália. Os 78 minutos de totalidade do eclipse será visível por completo nessas regiões.
Qual será o horário do eclipse?
No Brasil, o Eclipse Lunar Total do dia 15 de abril começará à 01h54 do horário de Brasília. A totalidade do eclipse será às 04h46 e e terminará às 07h38. Se deseja saber o horário do eclipse em outros países, clique aqui.
O eclipse lunar total do dia 15 de Abril inicia uma série de eclipses que estão ganhando fama na internet, principalmente por afirmações duvidosas de catástrofes e desastres naturais. Na verdade, na Astronomia raramente é utilizado o termo lua de sangue, afinal de contas, trata-se de um eclipse.
Sobre os eclipses lunares
Um eclipse lunar acontece quando a Terra passa exatamente entre o Sol e a Lua, fazendo com que a Lua Cheia (que está sendo iluminada pela luz solar), seja ocultada pela sombra da Terra quando esta passa na frente da Lua.
O gráfico mostra a posição da Lua com relação a sombra do planeta Terra. Créditos: NASA
Tradução e adaptação: Richard Cardial
A sombra da Terra é composta por duas partes: um núcleo interno escuro chamado de "umbra ", e uma parte externa menos escura chamada de " penumbra ". Ao invés de ser completamente escura, a sombra interior é geralmente de cor laranja ou vermelha, por conta da luz que passa pela atmosfera em torno da Terra.
Dependendo das condições atmosféricas na Terra, a umbra pode assumir uma variedade de cores, desde cobre, passando pelo vermelho até no preto quase total. A luz que ilumina a lua durante um eclipse é na verdade a mesma luz de milhares de pores do Sol e nasceres do Sol ao redor da Terra. Durante alguns eclipses pode haver poucas nuvens na atmosfera da Terra, portanto, as luzes desses vários pores e nasceres do Sol iluminam a nossa atmosfera com o tom avermelhado, e esse tom é refletido na lua eclipsada. Por outro lado, se existem muitas nuvens no momento do eclipse, a luz avermelhada não é refletida na Lua, causando um eclipse escuro.
A "lua de sangue"
Em raras ocasiões, a luz que atinge a Lua é exatamente da cor do sangue, mas é impossível prever com antecedência. Portanto, não há motivo algum para chamar qualquer eclipse lunar de Lua de sangue, a não ser que este já tenha acontecido e sua cor realmente tenha sido de sangue.
Simulação da posição real do momento do eclipse lunar total do dia 15 de abril de 2014 (08h00 UTC). O tamanho dos objetos não estão em escala. Créditos: Solar System Scope / Clique para ampliar
Como a órbita da Lua é ligeiramente inclinada em relação à trajetória do Sol no céu, na maioria das vezes a Lua passa acima ou abaixo da sombra da Terra, e não acontece um eclipse. Às vezes, a Lua passa pela penumbra e produz o que é chamado de eclipse penumbral, que é quando a Lua ganha um tom levemente sombreado que é até difícil de se notar alguma diferença. Tivemos dois eclipses de penumbra em 2013, um no dia 25 de maio e outro no dia 18 de outubro.
Às vezes a Lua passa um pouco pela sombra central, e produz um eclipse lunar parcial. Um deles ocorreu no ano passado, no dia 25 de abril.
O mais raro de todos os eclipses lunares são aqueles em que a Lua passa completamente pela parte mais escura da sombra, um verdadeiro eclipse lunar total. O último eclipse lunar total aconteceu no dia 10 de dezembro de 2011.
Quatro Luas de Sangue: A tétrade de eclipses lunares
O que é incomum sobre o eclipse lunar deste mês é que ele é o primeiro de uma série de quatro eclipses lunares totais que acontecerão um seguido do outro. Chamado de tétrade, essa série de quatro eclipses totais seguidos é um evento muito raro. A última série de eclipses como essa aconteceu nos anos de 2003 e 2004, e só vão ocorrer mais sete desses no século atual.
Apesar disso, um eclipse lunar total é algo realmente maravilhoso de se observar. O primeiro eclipse da tétrade acontece no próximo dia 15 de abril, o segundo no dia 8 de outubro, o terceiro no dia 4 de abril de 2015 e o quarto no dia 28 de setembro de 2015.

Fonte:http://www.galeriadometeorito.com/2014/04/eclipse-lunar-dia-15-abril-lua-de-sangue.html#.U0rJU6hdUXG
 
Extraído do Blog do Cícero Lajes 

Nenhum comentário: