Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 3 de maio de 2014

Coceira, enjoo e infecção: veja remédios caseiros e eficazes

Especialista afirma que grande parte dos problemas de saúde podem ser resolvidos de forma natural. Nem sempre é possível ter um kit de primeiros socorros à mão, especialmente durante longas viagens. Mas, segundo Rob Hicks, um clínico geral de Londres, a maioria das doenças pode ser curada com alimentos. Aprenda a fazer você mesmo sua caixinha de primeiros socorros, com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Mel ou açúcar para pequenos ferimentos
Pequenos cortes ou arranhões podem infeccionar, especialmente em ambientes quentes, onde a bactéria tende a crescer. Por séculos, o mel foi utilizado para tratar queimaduras e feridas cutâneas porque ajuda a matar as bactérias que causam a infecção. Além disso, o açúcar presente no mel deixa pouco espaço para as moléculas de água e a bactéria precisa de água para sobreviver. Após lavar as mãos minuciosamente, limpe o ferimento, despeje um pouco de mel em cima e cubra-o com um curativo limpo. Uma alternativa também é salpicar um pouco de açúcar. O tratamento pode ser refeito várias vezes ao dia. Se o machucado ficar vermelho, quente, dolorido ou soltar pus, procure auxlílio médico imediatamente, pois isso pode indicar infecção.
publicidade

Sachês de chá para picadas de inseto
Picadas de inseto geralmente se transformam em caroços vermelhos com um buraco no meio. Como resultado, substâncias químicas chamadas histaminas são liberadas na pele, que é o que traz a vontade enlouquecedora de coçar. A coceira em si não traz grandes problemas, mas, dependendo da gravidade, pode evoluir para uma infecção ou ainda para o surgimento de cicatrizes. Contra isso, existem diversos tipos de tratamento, mas o doutor indica dois: com sachês de chá ou com aveia. Mergulhe alguns sachês em água fervente por 10 minutos, espere esfriar e aplique-os na área afetada com um pano. Isso irá ajudar a aliviar a inflamação, já que os taninos presentes no chá são adstringentes e reduzem o inchaço. Outra alternativa é misturar aveia crua com água, até virar uma pasta, e aplicar diretamente na região. A aveia também ajuda a acalmar a área e reduzir a inflamação, diminuindo o efeito da mordida.

Bicarbonato de sódio para a cistite 
Em uma viagem de férias, a exposição ao cloro presente em piscinas pode irritar a área por onde a urina sai do corpo, a uretra. Em mulheres, isso pode desencadear a cistite, que é uma inflamação da bexiga e pode trazer a sensação de ardência ao urinar. Existem ainda outros fatores que tornam este quadro comum durantes as férias: o calor e a o álcool podem desidratar o corpo, fazendo com que a bexiga fique mais propensa à inflamação. O bicarbonato é alcalino, então, tomar metade de uma colher de sopa da substância dissolvida em um copo de água, várias vezes ao dia, faz com que a urina fique menos ácida. Reduzindo a inflamação na bexiga, a dor vai embora. Se os sintomas persistirem por vários dias, ou se você tiver febre, sangue na urina ou dor nas costas, procure um médico imediatamente.
Pepino para queimadura solar
O pepino já é um conhecido calmante para olhos cansados e doloridos. E ele também pode ajudar a trazer alívio para a pele queimada. Isso porque contém vitamina C e ácido caféico (antioxidante também encontrado no café), que têm efeitos anti-inflamatórios que ajudam a suavizar a irritação. Embora muitos tenham vitamina C, é esta combinação que dá certo. Para áreas pequenas, você pode usar fatias de pepino fresco diretamente na pele. Já se a área afetada for muito grande, pode ser mais prático moer o pepino e fazer uma pasta. Use um garfo ou bata no liquidificador.

Bananas para ressaca
Uma noite de bebedeira pode causar diversos efeitos colaterais, entre eles, o enjoo. Isso acontece porque o fígado normalmente lança glicose na corrente sanguínea e, quando ele está ocupado processando o álcool, isso não acontece, o que pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Ao beber muita água, você fica hidratado e a banana pode ajudar a recuperar os níveis de açúcar. 

Chá de camomila para os olhos
 O chá, especialmente de camomila, é uma boa escolha para os olhos inchados e irritados, quadro que pode ser acarretado por poucas horas de sono ou alergias. A camomila contém compostos anti-irritantes, como terpenóides e flavonoides, que são antioxidantes que aliviam a inflamação. Faça uma xícara do chá, deixe-o esfriar e depois aplique nos olhos fechados.

Gengibre para o enjoo
O enjoo é causado por um conflito de informações recebidas pelo cérebro, entre o equilíbrio do corpo e o que os olhos estão vendo. Isso pode trazer náuseas e dores na barriga, especialmente quando se viaja de carro ou de barco. O gengibre é uma alternativa para aliviar enjoos matinais durante a gravidez e também durante tratamentos de quimioterapia. Alguns estudos sugerem também que ele pode ajudar neste quadro de náusea causada pelo movimento. Acredita-se que os compostos que causam o sabor picante trazem benefícios por meio do bloqueio de mensagens químicas ao cérebro, o que ajuda a relaxar os músculos do estômago e intestino. Sendo assim, não esqueça de incluir na bolsa as versões mais populares do alimento, como biscoitos, gengibre seco ou em chá.

Saiba Mais

Descoberto anticorpo humano contra doença respiratória fatal

Fonte: Terra

Nenhum comentário: