Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 6 de maio de 2014

Derrubar parede de apartamento com segurança – Como proceder

 Derrubar parede de apartamento - Como proceder
Antes de fazer uma reforma radical no seu apartamento, é preciso ter certeza de que o que será feita não irá afetar o projeto estrutural do imóvel. Atualmente, a maioria dos apartamentos possui estrutura de alvenaria, concreto armado ou alvenaria armada. No primeiro caso, as paredes limítrofes são as mais importantes, portanto a retirada cuidadosa das paredes divisórias centrais pode ser uma boa saída.

Para prédios feitos a base de concreto armado, sistema utilizado na maior parte dos edifícios no Brasil, há maior facilidade na remoção de paredes, uma vez que elas não possuem função estrutural, mas ainda assim é preciso ter atenção para nunca cortar ou abalar um pilar ou uma viga. Já os de alvenaria estrutural ou armada, as possibilidades de alterações de paredes são mínimas, praticamente nulas. É comum vermos este tipo de estrutura em sobrados financiados pelo poder público e em prédios até 10 andares.

Na maioria dos casos, as paredes internas apenas separam os ambientes e não possuem função estrutural, podendo assim serem derrubadas com mais facilidade do que em casas, ou ainda serem substituídas por estruturas leves, como paredes de gesso acartonado. Antes de iniciar as obras procure um profissional experiente que identifique precisamente quais são as paredes onde estão as prumadas e os pilares, que não podem ser desviados de forma alguma.
As paredes da cozinha e do banheiro sempre merecem atenção especial, pois nessas regiões passam as tubulações para distribuição de água e coleta da água da chuva. Nestes casos, a dica é buscar o projeto do apartamento e ter a certeza de que dutos de abastecimento de água, energia, gás e cabos de televisão ou de telefone não serão atingidos. Outro detalhe importante, que também não deve ser esquecido, é avaliar os efeitos que  a obra terá no conforto térmico e acústico do imóvel após abrir ou derrubar uma parede. Após reformas mal elaboradas, os moradores costumas reclamar de aquecimento ou esfriamento de ambientes incidência de sol e de vento, ocorrência de eco, entre outros.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: