Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 22 de julho de 2014

Caminhar Emagrece?

Imagem Google
Para aquelas pessoas que estão precisando perder peso com saúde e acima de tudo conseguir a manutenção do emagrecimento,existe uma atividade física ideal que pode ser realizada por todos os indivíduos: A prática da caminhada. Segundo profissionais especializados em condicionamento físico, caminhar é um dos exercícios físicos que mais resultados benéficos proporciona aos praticantes e ainda tem  a vantagem de poder ser realizado por pessoas de várias faixas etárias, desde que respeitados o ritmo cardíaco e a condição física de cada uma.
Benefícios da Caminhada para Saúde das Pessoas
De acordo com os especialistas na área de educação física a caminhada é uma  das atividades que mais benefícios proporciona à saúde das pessoas de uma amaneira geral, em virtude de ser um exercício que pode ser feitos por indivíduos das mais variadas idades desdes  que seja respeitado seu ritmo corporal ou condicionamento físico.
Segundo profissionais da área de saúde  a caminhada realizada com uma frequência de três vezes por semana durante um período de  trinta minutos, pode auxiliar a pessoa a melhorar sua qualidade de vida, uma vez que elimina o sedentarismo, prevenindo o aparecimento de determinadas doenças que estão relacionadas à falta de atividade físicas.
A prática da caminhada é um dos exercícios aeróbicos mais seguros pois não sobrecarrega o coração e ao contrário da corrida não causa grande  impacto nas articulações que poderia resultar em lesões nos tornozelos ou nos joelhos. Os especialistas da área informam que o ato de caminhar favorece além do de emagrecimento a tonificação dos músculos do abdômen, das pernas e da região glútea.
Em relação ao organismo humano a pratica da caminha  apresenta os seguintes resultados: Estimula a circulação no corpo humano, combate o mau colesterol,favorece o aumento da densidade óssea e da capacidade cardíaca e respiratória,proporciona o controle de determinadas enfermidades, como por exemplo a pressão arterial alta e o diabetes,contribui para a redução dos problemas de postura e de articulação.
Na parte emocional pode auxiliar  a melhorar a depressão e a insônia proporcionando bem estar emocional, prevenindo o estresse. Porém para as pessoas que desejam emagrecer a caminhada é um dos melhores exercícios pois meia hora de atividade em um bom ritmo pode fazer com que a pessoa perca cerca de  duzentas calorias dependendo de sua alimentação e de seu metabolismo corporal.
Para potencializar ainda mais o exercício, os praticantes podem realizá-los em locais de subidas  ou se forem feitos em esteiras eletrônicas nas academias ou na própria casa da pessoa pode ser usado uma elevação nela para possibilitar a tonificação dos músculos do corpo como os da perna, da barriga e dos glúteos.
Manutenção do Ritmo da Caminhada
Os profissionais especializados na área enfatizam que para as pessoas ganharem um bom condicionamento corporal é necessário que ela direcione a atividade  para atingir uma meta específica, que no caso da caminha é a perda de peso, que vai  precisar de uma passada acelerada realizada de preferência em áreas com inclinações.
Os especialistas orientam que para emagrecer a pessoa deve caminhar em descidas ou subidas por cerca  de três quilômetros em um período de trinta  minutos e para que haja queima calórica o batimento cardíaco deve ficar entre setenta a oitenta por cento da frequência cardíaca do esportista.
Para controlar esse ritmo os indivíduos podem contar os batimentos pelo pulso ou usando um aparelho apropriado para isso chamado frequencímetro. A orientação é que o treino deva ser moderado para que a pessoa consiga ir até o final da caminhada, porém não deve ser muito leve a ponto de não estimular as funções respiratórias e cardíacas do indivíduo.
Níveis de Treinamento para a Caminhada
Os especialistas ressaltam que cada pessoa deve ter um programa de caminhada específico aos sua faixa etária e ao seu condicionamento físico. Normalmente existem três estágios de e treinos que são: Leve para os indivíduos que querem somente atingir um bem-estar mental e físico, geralmente praticada por pessoas mais velhas; o Intermediário cujo objetivo é fazer com que as pessoas percam peso e melhorem seu condicionamento físico;e o treinamento Avançado que é direcionado para acelerar a perda calórica e melhorar a performance no caso de atletas.
Vale ressaltar que toda prática de atividade física, como a caminhada por exemplo, deve ser sempre acompanhada por um profissional da área de educação física ou de fisiologia, para que as pessoas possam conseguir atingir seus objetivos sem prejuízos ao seu corpo.

Por Salete Dias
Nutrição em foco

Nenhum comentário: