Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 15 de julho de 2014

Substitua o inseticida e elimine pragas causando menos danos à saúde humana e ao meio ambiente

Os pesticidas podem causar uma ampla variedade de doenças, como toxicidade neurológica aguda, disfunção imunológica, tumores, entre outras
Muitas pessoas passam por problemas de saúde devido à exposição a substâncias químicas consideradas tóxicas. Um desses grupos de substâncias nocivas à saúde e frequentemente associadas a problemas ambientais são os inseticidas, utilizados em jardins e, mais frequentemente, no interior das casas, para afastar insetos e outros bichos. E não importa o quão cuidadosa uma pessoa seja, esses químicos entram no corpo por meio da pele e da inalação de vapores. Esse tipo de pesticida caseiro contribui para uma ampla variedade de doenças, como toxicidade neurológica aguda, cancro, disfunção imunológica, perturbações endócrinas, tumores e problemas do sistema reprodutivo.
Segundo dados de agências americanas, cerca de 67 mil intoxicações por pesticidas em humanos ocorrem a cada ano no país e milhares de animais domésticos também são envenenados (veja mais aqui). A dioxina, contida em alguns inseticidas, está ligada à endometriose, ao cancro e a um ritmo crescente da necessidade de histerectomias.
Alguns sintomas como náuseas, erupções cutâneas, irritação nos olhos e tonturas podem ser revertidas se a pessoa mantiver distância dos pesticidas. Outros sintomas, como distúrbio do sistema nervoso, defeitos de nascimento, câncer e mutações não podem ser revertidos.
Por isso, é necessário ter cuidado com os inseticidas e encontrar alternativas sustentáveis para isso. Acompanhe abaixo algumas ideias para evitar pragas e que não necessitam de substâncias químicas tão nocivas:
Contra fungos - misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água. Depois coloque em um borrifador e aplique nas áreas afetadas. Repita todos os dias até que o problema seja resolvido;
Contra insetos e fungos - combine uma colher de sopa de óleo de cozinha, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e algumas gotas de sabão marfim em um litro de água e aplique com um borrifador;
Contra ácaros (foto) e insetos - misture duas colheres de sopa de molho de pimenta ou pimenta caiena com algumas gotas de sabão marfim em um litro de água. Deixe repousar durante a noite e agite bem. Em seguida, pulverize e agite de vez em quando durante a pulverização, para manter a mistura mista;
Contra formigas - amido de milho e talco podem substituir os inseticidas tóxicos. Basta achar a fonte delas e aplicar o pó com uma colher. O talco de bebê também é uma boa opção, porque ainda deixa uma perfume no ar. No entanto, tome cuidado com essas fragrâncias, pois elas podem ser potencialmente perigosas à saúde (veja mais aqui). E aproveite para ver aqui outras maneiras sustentáveis de eliminar as formigas.
Contra ratos - após detectar o buraco por onde os ratos entram na sua residência, pegue um pouco de lã de aço, estique-a e tampe os buracos. Os ratos não conseguem roer esse material.


Equipe eCycle

Nenhum comentário: