Candidatos que apostam
apenas no horário político para convencer o eleitorado talvez devam
mudar de estratégia. Pesquisa realizada pelo Datafolha na última quinta e
sexta, dias 28 e 29 de agosto, mostra que 46% dos entrevistados não têm
interesse algum na propaganda obritagória, maior índice registrado pelo
instituto desde 1998. Naquele ano, em que Fernando Henrique Cardoso
disputava a reeleição pelo PSDB, 51% não tinham nenhum interesse em
acompanhar o horário político no rádio ou na TV.
Uma parcela menor dos
ouvidos pelo Datafolha, 33%, disse ter pouco interesse na propaganda, e
apenas 20% dos entrevistados afirmaram ter muito interesse em ver e
ouvir candidatos fazerem promessas e atacar adversários. O horário
político tem quase uma hora de duração — 50 minutos, mais exatamente – e
vai ao ar duas vezes por dia: às 13h e às 20h30.
O levantamento sugere a
ineficácia do horário político como estratégia de ação ao mostrar que o
desinteresse pela propaganda é maior entre os eleitores indecisos. De
acordo com matéria do jornal Folha de S.Paulo, 60% daqueles que
não sabem em quem vão votar não tem qualquer interesse pelo horário
obrigatório. Entre os que pensam em anular o voto ou votar em branco, o
índice sobe para 84%.
Além disso, 36% de todos
os ouvidos disseram que o horário não é nada importante para decidir o
voto, contra 34% que o consideram muito importante e 29% que o definem
como pouco importante.
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