Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Infecção urinária. Saiba como se prevenir

Saúde
A infecção urinária é uma doença que é provocada por uma infecção em qualquer parte do sistema urinário como os rins, bexiga ou até a uretra, causada pela presença de microorganismos e bactérias que penetram pelo trato urinário. Por ter a uma uretra mais curta que a masculina, as mulheres costumam sofrer mais com esta doença. Quando acomete os rins – chamamos de pielonefrite -; quando é a bexiga – chamamos de cistite -;  na uretra é a uretrite; e quando acomete a próstata denominamos prostatite.
Alguns fatores favorecem o aparecimento da Infecção Urinária, são elas: a gravidez, por diminuir as defesas femininas e pela ação de hormônios que relaxam a bexiga e favorecem o acúmulo de urina; diabetes; sexo feminino; hábitos de higiene inadequados; infecções ginecológicas; doenças sexualmente transmissíveis; obstruções urinárias, por impedir o fluxo livre de urina como o aumento da próstata, presença de cálculos urinários; corpos estranhos e doenças neurológicas, por interferirem nos mecanismos de esvaziamento da bexiga.
Os sintomas da infecção urinária são: dor ao urinar, ardência durante a micção, dificuldade para iniciar a micção, aumento da freqüência urinária, presença de sangue na urina, vontades súbitas de urinar, urina com mau cheiro, eliminação de sangue na urina, dor no abdômen, febre, calafrios, dor lombar, náuseas, vômito,
O tratamento da Infecção Urinária é dado através de medicamentos prescritos pelo médico, porém a infecção urinária pode ser prevenida se for tomado alguns cuidados. Algumas ações podem prevenir a ocorrência de incontinência urinária ou a recorrência:
- Ingerir bastante água pelo dia, de seis a oito copos de água diários é o suficiente para expulsar as bactérias do corpo.
- Lavar as mãos antes e depois de urinar.
- Urine sempre que sentir necessidade, o acumulo de urina pode aumentar a proliferação de bactérias.
- Fazer a higiene diária adequada limpando da região vaginal para a anal.
- Use sempre calcinhas de algodão e roupas largas.
- Evite banhos de imersão.
- Urinar logo após o sexo, isso vai fazer com que sejam eliminadas as bactérias que entrem na uretra durante a relação sexual.
- Durante o período menstrual os absorventes devem ser trocados com freqüência para evitar a proliferação de bactérias.
- Urine antes de dormir.

 Google.com

Nenhum comentário: