Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 3 de março de 2012

Hipocondria – Sintomas, Tratamento

Saúde

A hipocondria é caracterizada clinicamente como um transtorno psiquiátrico em que o paciente acredita que sofre de uma doença grave, supervalorizando sintomas que em pessoas saudáveis geralmente passam despercebidos. O hipocondríaco é facilmente identificado pois ele normalmente percorre consultórios médicos de todas as especialidades, em busca do médico que vai confirmar um diagnóstico inexistente. O diagnóstico é confirmado por um psiquiatra ou um psicólogo, quando este observa a persistência dos sisntomas por meses, fazendo com que o paciente comece a levar a sua vida em função da crença da doença, e alterando significativamente a sua qualidade de vida.
O hipocondríaco pode apresentar juntamente ao transtorno quadros de depressão, ansiedade e comportamento semelhante a pacientes que apresentam Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Especialistas afirmam que o transtorno pode ser decorrente de herança genética ou até mesmo ser desenvolvido a partir da convivência, especialmente de pessoas que sempre aumentam os problemas e só falam de doenças.
Basicamente há duas formasde tratamento para o problema, a primeira e mais simples é deixar claro ao paciente que ele não tem nehuma doença física, mesmo que ele continue afirmando o contrário. Para fazê-lo acreditar é necessário bastante orientação e informação sobre o caso de forma bem didática. Em casos mais graves, outra forma de tratamento deve ser adotada, sendo necessário partir para o uso de medicamentos antidepressivos, que deve ser controlado e orientado por um médico.

Nesses casos, muitas vezes por acreditar que está doente fisicamente, o hipocondríaco quer tomar todos os remédios possíveis para resolver um problema que na verdade não existe, isso aumenta o risco de ele ter realmente um problema de saúde, mas por conta de uma mistura indevida de medicamentos. Além disso, também é indicado a realização de atividades físicas e pequenos trabalhos voluntários,principalmente nos casos em que o problema já está afetando a vida pessoal do paciente de tal forma que ele não consegue mais trabalharou se relacionar socialmente.

Resumo do dia
Google.com

Nenhum comentário: