Por Luciana Morosini, VRUM
O pneu é um dos principais componentes do carro no que diz respeito à segurança. Portanto, não é exagero afirmar que o item merece atenção redobrada. O proprietário do carro deve ficar atento não apenas à manutenção correta. Medidas simples podem garantir segurança, além de aumentar a vida útil do pneu e render economia no bolso. Porém também é importante saber a hora certa de fazer a troca. E fique atento porque o pneu dá sinais de desgaste.
O motorista que cuida dos pneus tem a segurança garantida e ainda pode fazer uma economia ao prolongar a vida útil do item. Se bem cuidados, os pneus podem durar entre 40 mil e 50 mil quilômetros rodados. E essa atenção não exige nem muito tempo e nem muito dinheiro. “O ideal é calibrar toda semana e fazer o alinhamento e o balanceamento a cada dois ou três mil km rodados”, afirma o gerente da oficina da Auto Forte de Casa Forte, Adriano Nogueira. O primeiro serviço é gratuito e pode ser realizado em qualquer posto de combustível. Já o alinhamento custa uma média de R$ 20, enquanto o balanceamento, entre R$ 5 e R$ 8 por pneu.
O empresário Gustavo Henrique Araújo, de 35 anos, se preocupa com a manutenção dos pneus do seu Astra. “Ninguém pensa, mas se não é o item mais importante, é um dos mais no quesito segurança”, afirma o apaixonado por automóveis, tanto que vai abrir um lava-jato e uma oficina. Ele calibra os pneus toda semana e faz balanceamento e alinhamento a cada três meses por conta do mau estados das ruas recifenses. “Você pode até procurar o melhor preço, mas neste caso não vale a pena economizar, tem que prezar pela segurança”, reforça. Além disso, Gustavo faz coisa que pouca gente faz: a cada 15 dias dá uma agachadinha para verificar como anda os desgaste.
É importante verificar sempre o nível dos sulcos
Essa última prevenção, a de verificar o desgaste dos pneus, é tão importante quanto as demais. “Além de ficar atento se o carro está puxando ou trepidando, que podem ser indícios de irregularidade, é bom sempre verificar o indicador de desgaste”, ressalta Mércio Carneiro, técnico da oficina da Bremen de Parnamirim. Ele se refere ao TWI (Tread Wear Indicator), os sulcos nos pneus.
Se eles estão desgastados de forma irregular, é bom ver se o carro não está apenas necessitando de balanceamento e alinhamento. Mas se for regular, ou seja, o pneu todo está com os sulcos no limite, é hora de fazer a troca.
Troca
Na hora da troca, o ideal é substituir os quatro pneus de uma só vez. Mas, se o custo apertar no bolso, é importante verificar os dois pneus em melhor estado de conservação e permanecer com estes. “Na cidade, é melhor usar os dois mais novos na frente por conta da pressão do carro. Mas, na estrada, o melhor é que os mais conservados estejam atrás porque é mais seguro nas curvas”, explica Mércio Carneiro.
Outra dica fundamental é que todos os pneus devem ser iguais, da mesma especificação técnica e marca. “Os desenhos dos pneus variam, uns são carnudos, inclusive, e é importante que os quatro sejam iguais para poder avaliar o nível de desgaste corretamente”, conclui Adriano Nogueira.
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