Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 12 de agosto de 2012

Andropausa – O que é, Tratamento

Saúde
Andropausa - O que é, tratamento
Quem pensa que só as mulheres sofrem com a queda dos níveis hormonais que acontece naturalmente com o tempo, está enganado. Assim como elas enfrentam a menopausa, muitos homens enfrentam um problema similar, conhecido como andropausa, causado pelo redução gradual dos níveis de testosterona, que podem interferir diretamente tanto na parte de atividade sexual, como de fertilidade e saúde de um modo geral. Os primeiros sintomas surgem entre 40 e 55 anos de idade, sendo bastante perceptível as mudanças em atitudes e humores, fadiga, perda de energia, libido e agilidade física.

Mas, ao contrário do que ocorre com as mulheres, a “transição” dos homens pode acontecer de forma mais gradual e se estender por décadas. Especialistas afirmam que o estresse psicológico, álcool, acidentes, cirurgias, medicação, obesidade e infecções podem desencadear a andropausa. Apesar de a  queda nas taxas de testosterona fazer parte de um processo natural fisiológico, sabe-se que a partir de um determinado nível, algumas atividades metabólicas começam a ser afetadas, tais como a produção de células sangúineas na medula óssea, a formação de ossos, metabolismo de lipídios e carboidratos, funções hepáticas e crescimento das glândulas prostáticas.

O diagnóstico da andropausa é mais complexo do que se imagina, pois os sintomas podem ser muito leves e variar de homem para homem. Mas, em todo caso, os homens devem estar atentos para fatores como: perda de vigor ou paciência, falta de energia, diminuição do interesse sexual, sentir-se triste e  irritável, perda de peso, diminuição na alegria de viver, redução da capacidade de atividades esportivas, diminuição na alergia de viver, ereções menos firmes, sono pesado logo após jantar e aumento da gordura abdominal.
O tratamento pode se feito com reposição hormonal, sendo que a dosagem da testoterona é feita de forma laboratorial e terá que ser feita constantemente ao longo da vida. Embora seja benéfica, essa reposição deve ser feita com muita cautela e com um controle constante e periódico pois pode trazer riscos, tais como problemas de próstata, fígado, cardiovascular, entre outros.

Resumo do dia 
Google.com

Nenhum comentário: