Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

domingo, 4 de novembro de 2012

Cor dos alimentos e nutrientes

Saúde
Cor dos alimentos e nutrientes
Colorir o prato com alimentos naturais é a melhor forma de variar o cardápio e aproveitar todos os benefícios que uma alimentação rica em nutrientes pode nos propocionar. De acordo com nutricionistas, as cores dos alimentos variam do roxo, passando pelo verde, até chegar ao amarelo e cada uma delas indica uma propriedade que o alimento possui, por isso o ideal é deixar a sua refeição o mais colorida possível para prover ao seu organismo mais nutrientes e preparar pratos mais atrativos e saborosos. Saiba agora quais são as propriedades e nutrientes característicos de cada cor predominante nos alimentos.
Aqueles nas cores azulados e arroxeados, como a uva, ameixa, figo, beterraba, berinjela e o repolho roxo, possuem substâncias que ajudam a retardar o envelhecimento e auxiliam no combate ao colesterol indesejável.  Já os alimentos na cor verde, como o kiwi, limão, abacate, alface, brócolis, couve, chuchu, pepino, salsa, vagem e outros vegetais que contêm clorofila, vitamina A e ferro, auxiliam diretamente a defesa do organismo, atuam contra anemia, protegem o cabelo e a pele, além de ajudar a prevenir o aparecimento de câncer.

Os alimentos vermelhos, como o tomate, morango, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho, possuem boas concentrações de licopeno e antocianina, substâncias que estimulam a circulação do sangue, protegem o coração e diminuem o risco de alguns tipos de câncer. A cor amarela ou alaranjada presnete nos alimentos como a abóbora, cenoura, mamão, manga, laranja, caqui, damasco, pêssego, contêm carotenóides, vitaminas A e C, que além de proteger o coração e manter o sistema nervoso saudável, tem um papel importante na visão.
Os predominantemente brancos como o leite, queijo, banana, couve-flor, batata, arroz e cogumelo, são exelentes fontes de cálcio e potássio, minerais que contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos. Já os marrons, como os cereais integrais como arroz, trigo e centeio, nozes, aveia, castanhas, são ricos em vitamina E e vitaminas do complexo B, nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem as doenças cardiovasculares e o câncer.

Nenhum comentário: