Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O que é TPM?

O que é TPM? 
 A Tensão pré-menstrual, conhecida popularmente como TPM, é caracterizada por um conjunto de alterações típicas que ocorrem no corpo da mulher no período que antecede a menstruação. A produção hormonal feminina não oscila apenas durante a menstruação, mas sim diariamente, o que acontece é que durante este período alguns hormônios chegam a quase zero, o que repercute diretamente no humor da mulher.
Pois é, aí surgem: irritabilidade, depressão, dor nas mamas e nas pernas, agressividade, dores de cabeça, choro fácil e geralmente desmotivado. Na maioria dos casos, os sintomas surgem alguns dias antes, aumentam significativamente na véspera, mas desaparecem após a menstruação. Não há um consenso quanto ao dia exato para aparição dos sintomas, há variações de dez a dois dias e depende ainda do ritmo de vida da cada mulher, bem como das situações as quais está exposta diariamente.

Durante esse período, há uma queda significativa nas taxas de serotonina, substância produzida pelo sistema nervoso e que está diretamente ligado ao estado de humor. Assim, quando o nível de serotonina no organismo está alto, estamos mais alegres, felizes e bem-humorados, por outro lado, quando há uma redução na sua produção, ficamos mal-humorados e sem ânimo.
A intensidade da TPM varia entre as mulheres, para algumas delas essa fase é quase impercetível, enquanto que para outras representa um período de grande sofrimento. É possível que fatores hereditários estejam envolvidos, portanto, mulheres cujas mães já sofreram com a tensão têm maior probabilidade de passar pelo mesmo.
Algumas recomendações são importantes e ajudam a passar por essa fase sem maiores problemas. A primeira dica é evitar reuniões, discussões ou outras situações que a deixem mais nervosa. Procure realizar exercícios aeróbicos para descarregar a tensão e a ansiedade. Evite tomar café e invista nos alimentos diuréticos como morango, melancia, chuchu, salsa e agrião.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: