Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Compulsão por compras é doença – Tratamento

Compulsão por compras é doença
Quando o gostar de comprar ultrapassa os limites da necessidade, há o desenvolvimento de um transtorno compulsivo que serve para mascarar outros problemas como depressão, ansiedade e distúrbios afetivos. Tratado como doença nas clínicas psiquiátricas, esse transtorno é capaz de oferecer uma sensação de felicidade e alívio momentâneos, seguidos por culpa, preocupação e desânimo em seguida.
De acordo com profissionais especialistas no assunto, quem sofre com a doença, sente um misto de prazer e culpa ao comprar, sendo capaz de sair de um shopping cheio de sacolas com coisas que nunca irá usar. Na maioria dos casos, o grande número de dívidas faz com que familiares e amigos comecem a perceber o problema, poucas vezes a iniciativa de procurar ajuda parte da própria pessoa.  As conseqüências podem ser devastadoras, uma vez que a doença também afeta quem vive ao seu redor, as perdas podem ser irreparáveis, além de falência financeira e desespero, as relações familiares são destruídas.

O tratamento compreende mudanças comportamentais e uso de medicamentos em alguns casos. O ponto mais importante é a própria pessoa ter o discernimento de que possui um transtorno que precisa ser curado. Algumas dicas podem ajudar a quem compra em demasia. Portanto, esteja atento ao tempo em que passa comprando, o ideal é estabelecer quantas horas passará no shopping ou em centros comerciais. Além disso, limite o número de lojas pelas quais passará, pois quanto mais lugares são visitados, maiores são as chances de comprar mais.
Quando a intenção for comprar apenas o necessário, não passe pelas seções com bolsas ou carrinhos, leve na mão o que deseja comprar. Assim, se decidir comprar mais do que o objetivo, perceberá que já passará do volume que consegue segurar com as mãos. Se nenhumas dessas dicas funcionar, procure a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, para iniciar o mais rápido possível o tratamento adequado.

Resumo do dia

Nenhum comentário: