Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Tipos de pimenta – Como usar cada tipo de pimenta

Tipos de pimenta
As vantagens de se utilizar os mais diversos tipos de pimenta para dar um toque especial as comidas vão além da culinária, todas as suas espécies são fontes de nutrição essenciais para o bem estar, ajudam a equilibrar o organismo e evitam diversas doenças. Pois é, as pimentas são ricas em vitaminas A, B1, C e E, e em minerais como potássio, magnésio e fósforo, ajudam a melhorar a digestão, previnem  tumores, doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce, além de aumentar o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento. Conheça agora alguns dos tipos de pimenta mais utilizados na culinária.

A pimenta dedo de moça é a espécie mais consumida em todo o Brasil, sendo também conhecida como “pimenta vermelha” e é ideal para preparar molhos e conservas. Já a pimenta de cheiro é um fruto pequeno, arredondado, amarelo e com cabinho alongado, com sabor peculiar essa espécie é bastante aromática e picante. Bastante utilizada em receitas como moquecas, peixes, saladas e arroz, esse tipo de pimenta também fica deliciosa em conservas. A famosa pimenta do reino é encontrada em duas versões, a preta e a branca, deve ser usada em pó e fica mais saborosa quando moída no mesmo momento em que será usada.
Outra pimenta bastante comum na culinária brasileira é a pimenta malagueta, pequena, vermelha e com cabinho curto, a pimenta é utilizada principalmente em pratos típicos baianos. A pimenta rosa é semelhante a um pequeno fruto, com aparência de semente e é bastante utilizada na culinária japonesa. Apesar de não ter nenhum grau de ardência, a pimenta é bastante saborosa e fica ótima em molhos servidos com filés de carne bovina, frangos, e peixes. A pimenta de caiena é o ingrediente principal do chilli, condimento em pó usado na culinária mexicana. Possui um gosto forte e bem picante, mas quando consumida sem as sementes, fica com um sabor mais suave.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: