Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Mastectomia – O que é, quando é necessário

 Mastectomia - O que é, quando é necessário
A mastectomia, cirurgia de retirada das mamas, ganhou bastante enfoque nas últimas semanas, pois começou a ser analisada como uma técnica preventiva, mesmo que ainda não seja bem vista neste sentido por muitos profissionais médicos. O que acontece é que, clinicamente esse procedimento cirúrgico era indicado na forma preventiva apenas para mulheres já tiveram um câncer em uma das mamas e para reduzir os riscos de reincidência, faz a cirurgia na outra.
Para mulheres que ainda não desenvolveram a doença, mas apresentam um elevado risco de apresentá-la ao longo da vida, essa é uma alternativa que ainda gera polêmica, uma vez que não há 100% de chances de estar livre do aparecimento do câncer.
Aqui no Brasil, pouco se pode fazer, com o objetivo único de prevenção, para quem não possui condições de encarar um tratamento particular. O Sistema Único de Saúde – SUS não cobre nem o exame de seqüenciamento genético, necessário para detectar alterações em genes como o BRCA1 e BRCA2, que mostram o elevado risco de desenvolvimento do câncer. Em hospitais e clínicas particulares, o exame pode chegar a custar R$ 7 mil.

É importante destacar que apenas 10% dos cânceres de mama são de origem hereditária, os demais são decorrentes de múltiplos fatores que surgem ao longo da vida. Tem maior chance de desenvolver a doença como “herança” da família, aqueles que já possuem um histórico familiar significativo com múltiplos cânceres desenvolvidos por parentes próximos. Mas, é preciso fazer o exame citado anteriormente para identificar ou não a mutação genética.
As técnicas de mastectomia variam entre o procedimento simples, em que preserva-se o tecido muscular e os linfonodos axilares, até a mastectomia radical, cirurgia que não vem sendo muito utilizada, apenas nos casos em que o câncer já comprometeu toda a mama e parte do tecido muscular subjacente. Após a cirurgia, as mulheres podem ser submetidas a reconstrução mamária com próteses de silicone.

Resumo do dia

Nenhum comentário: