Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

sábado, 27 de julho de 2013

Quantidade de sódio recomendada por dia

Quantidade de sódio recomendada por dia
O Sódio, mineral indispensável para o nosso organismo, está ligado a funções vitais como: regulação da quantidade de líquido extracelular e do volume de plasma no sangue,  condução de impulsos nervosos e contração muscular. Entretanto, quando consumido em quantidades acima do normal, uma série de complicações começam a surgir,  retenção de líquido, aumento da pressão arterial, disfunções cardiovasculares e renais, são algumas delas.
No cardápio dos brasileiros, a principal fonte natural de sódio é proveniente do sal de cozinha. Estima-se que em cada grama do sal encontre-se 0,4 g de sódio. Mas, a maioria das refeições é preparada com temperos diversos, que também já possuem sódio em sua composição. Além disso, são ricos no mineral, alimentos como: presunto, mortadela, salsicha, atum, sardinha, salame, paio, lingüiça, enlatados, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, biscoitos salgados, aperitivos do tipo amendoim e castanha de caju com sal.

Estudos mostram que a quantidade de sódio que pode ser consumida diariamente está diretamente relacionada com a idade do indivíduo, acompanhando a seguinte recomendação: Crianças de 1 a 3 anos – 325-975 mg; Crianças de 4 a 6 anos – 450-1350 mg; Crianças de 7 a 10 anos – 600-1800 mg; Adolescentes com mais de 11 anos – 900-2700 mg e Adultos – 1100-3300 mg.
Em idosos são comuns quadros de hiponatremia ou hipernatremia, baixa e elevada quantidade de sódio em relação à água total do corpo, respectivamente. Os sintomas podem se instalar de forma rápida, mas nos dois distúrbios pode-se observar: confusão, letargia, fraqueza muscular, movimentos involuntários, queda no estado de alerta geral, convulsão e coma.
Nos casos de aumento na quantidade de sódio, uma alternativa saudável para reduzir o mineral na alimentação é substituir os temperos industrializados por ervas frescas ou secas, cebola, cebolinha e salsinha.  Outra recomendação é aumentar a ingestão de água, sendo ideal consumir dois litros por dia.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: