A Receita Federal libera nesta segunda-feira (15), na rede
bancária, o dinheiro das restituições do segundo lote de declarações do
Imposto de Renda da Pessoa Física 2013. Neste lote, os valores foram
corrigidos em 2,21%.
Com a liberação do segundo lote, sobe para R$
4,03 bilhões o valor total pago até agora. O número de contribuintes
incluídos nos dois lotes chega a 2,9 milhões. Ao todo estão
previstos sete lotes regulares, sendo o último em dezembro. O calendário
de restituição está no Ato Declaratório 3 da Receita Federal, publicado
no Diário Oficial da União. O contribuinte que não recebeu a
restituição deve procurar o extrato no site da Receita para verificar
por que caiu na malha fina ou se a declaração está na base de dados
esperando a liberação. As pessoas que identificarem algum erro devem
enviar a declaração retificadora.
O extrato da declaração é
disponibilizado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)
onde se encontram outras informações relativas ao Imposto de Renda.
Saiba mais
Para
utilizar o e-CAC é necessário usar o código de acesso gerado na própria
página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade
habilitada. Para gerar o código, o contribuinte precisará informar o
número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois
últimos exercícios. Com o código, o contribuinte pode fazer a
autorregularização caso encontre algum erro.
Para saber se a declaração foi liberada neste segundo lote ou no primeiro, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta.
A Receita lembra que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a Central de Atendimento pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos) e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Agência Brasil
Para saber se a declaração foi liberada neste segundo lote ou no primeiro, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta.
A Receita lembra que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a Central de Atendimento pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos) e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário