Obrigado por estar aqui , você faz parte deste número

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Candidíase – Causas, Tratamento, Prevenção

 Candidíase - Causa, tratamento, prevenção
A candidíase é uma infecção causada por fungos da espécie cândida, que estão presentes na mucosa de diversas partes do corpo, como boca e língua. No entanto, quando estamos perfeitamente saudáveis, a infecção não se desenvolve pois o sistema imunológico é capaz de conter a proliferação fúngica. A doença também pode acometer a mucosa dos órgãos genitais, sendo mais comum nas mulheres e a manifestação mais preocupante do fungo.
Quando atinge a região genital, os sinais e sintomas que orientam o diagnóstico são: coceira anormal, inchaço, vermelhidão e ardor. Nos homens, apesar de ser mais rara a aparição da doença, é comum o surgimento de inchaços, coceira, vermelhidão e lesões puntiformes. As causas são variadas, mas como se trata de fungos que habitam naturalmente a flora das mucosas do organismo, acredita-se que uma baixa no sistema imunológico possa ser um dos principais desencadeadores da infecção. Sabe-se ainda que portadores de Diabetes Mellitus, pessoas que usam corticoides, antidepressivos ou antibióticos, estão mais propensos à doença. Além disso, nas mulheres, a candidíase vaginal pode surgir como conseqüência do uso de roupas muito justas, bem como pela apresentação de outras infecções.

O tratamento é simples e rápido, em menos de um mês a flora fúngica da região afetada já voltou ao normal. No entanto, é importante que sejam usadas as medicações corretas e logo no início. Tomar um remédio por conta própria pode piorar a situação, uma vez que alguns podem eliminar o causador da infecção, Candida, mas também outros fungos e bactérias que são importantes para a nossa saúde. O ideal é procurar um médico após a aparição dos primeiros sintomas, o mesmo receitará antifúngicos e antimicóticos específicos por três a sete dias.
Vale lembrar que a candidíase pode e deve ser evitada com uma higienização adequada, sempre com sabonetes neutros. Entre outras medidas preventivas, evite também o banho em banheiras, o uso de roupas íntimas e toalhas que não sejam suas, lave as suas roupas íntimas com água fervente e depois passe-as com um ferro quente.

Resumo do dia 

Nenhum comentário: